Exposição “35 Séculos de Arte e Cultura” da Casa Museu Ema Klabin desembarca na Linha 5-Lilás de metrô

As milhares de pessoas que passam diariamente nas estações da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo poderão apreciar imagens de obras de grandes mestres da arte como Marc Chagall, Tarsila do Amaral, Pompeo Batoni, Jean-Baptiste Greuze, entre outros.

A partir de março, a Casa Museu Ema Klabin, em parceria com ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, apresenta a exposição 35 Séculos de Arte e Cultura. A primeira a receber a mostra será a Estação Brooklin.
O público poderá contemplar alguns exemplos desses 35 séculos de arte e cultura da Casa Museu Ema Klabin. “Serão expostos 20 painéis que apresentam a diversidade da coleção e das atividades da instituição, com imagens acompanhadas de palavras que instigam o público a refletir sobre elas”, explica o curador da exposição, o arquiteto Paulo de Freitas Costa.
Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais que existem em São Paulo”, diz.
A partir de agosto a mostra desembarcará na Linha 4-Amarela de metrô onde ficará em cartaz até outubro.
QR Code 
Se o público quiser saber detalhes sobre cada obra ou atividade da instituição, basta apontar a câmera do celular para o código QR Code impresso em cada painel. A exposição 35 Séculos de Arte e Cultura também estará no site da casa museu e, nessa versão, o público será convidado a interagir, sugerindo sua própria interpretação das imagens, que poderá ser compartilhada em redes sociais. Interaja com a exposição pelo link: https://emaklabin.org.br/35-seculos-de-arte-e-cultura
Exposição online
Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a mostra também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook, ao longo do período de exposição (https://facebook.com/ViaMobilidadeSP).
Caráter panorâmico
Ema Klabin (1907-1994) formou, ao longo de sua vida, uma grande coleção de caráter panorâmico, indissociável da casa e dos ambientes que construiu e criou para abrigá-la. “A coleção, com suas mais de 1.600 peças, contém exemplares das mais variadas procedências e técnicas, e seu denominador comum – seu fio condutor – é o período da vida de Ema Klabin e o julgamento estético e histórico que norteou suas escolhas, no âmbito de uma cultura feminina”, explica o curador da Casa Museu Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa.
Aberta à visitação desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin inaugurou um novo tempo para essa coleção e, além de se dedicar ao seu estudo e difusão, opera no tempo presente. Sua essência reside na interação com o público, possibilitada a partir de uma programação cultural que hoje inclui ações educativas, cursos, palestras, oficinas, espetáculos, publicações, exposições temporárias e intervenções de arte contemporânea, disponíveis de forma presencial e online.
Serviço:
Casa Museu Ema Klabin
Exposição 35 Séculos de Arte e Cultura
Curadoria Paulo Costa 
Produção André Sanches,  Henrique Godinho, Maria Paula Cruvinel,Thiago Guarnieri
Projeto Gráfico Débora Oelsner Lopes
classificação indicativa: Livre
Até 31 de março de 2021 – Estação Brooklin – Linha 5-Lilás
1 de abril de 2021 a 30 de abril de 2021 – Estação Adolfo Pinheiro – Linha 5-Lilás
3 de maio de 2021 a 31 de maio de 2021 – Estação Campo Belo – Linha 5-Lilás

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar