Beleza, saúde e o bem-estar da mulher: Como o ovo pode contribuir?
Alimentação equilibrada, uma boa hidratação, a prática de algum tipo de exercício físico, relaxamento e sono adequado são fatores que retardam o processo de envelhecimento e contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida de todos os indivíduos.
Um bom sono é fundamental para fazer a reparação do organismo. O sono reparador contribui com o equilíbrio do organismo e as consequências desse reparo é a disposição ao levantar, melhor concentração e foco, a beleza da pele é visível a todos.
O ovo contribui para a melhora do sono, porque além de baixas calorias e fácil digestão, contém aminoácidos como o triptofano, que participa da síntese de serotonina e melatonina, neurotransmissores que favorece o relaxamento e o sono.
O ovo contém biotina, ácido pantotênico, selênio, zinco, vitamina D e proteína, compostos importantes para a beleza das unhas e cabelos.
Você sabia que a biotina é uma vitamina do complexo B importante para o fortalecimento das unhas? O ovo cozido contém este ingrediente em sua composição.
Fique atento ao tempo do cozimento do ovo. Confira no banner e deixe o ovo da forma que você gosta!
A vitamina D está presente no ovo e pode colaborar com as inúmeras funções, importante para pele, para o fortalecimento ósseo com a absorção de cálcio e melhora o sistema imune.
Que tal consumir ovos pós exercício físico? O ovo é uma excelente alternativa alimentar, além de favorecer o ganho de massa muscular, aumenta a saciedade e proporciona um aumento no consumo de vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, E e K, carotenoides luteína e zeaxantina, minerais que melhoram o funcionamento do organismo.
Segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, “o ovo apresenta em sua composição substâncias que favorecem o metabolismo das proteínas e promovem o crescimento celular, por isso, comer ovos é mais que uma bela alimentação, ele evita unhas quebradiças e promove cabelos mais bonitos e brilhosos, além de promover mais saúde na vida das mulheres.”
“A biotina é a principal vitamina utilizada para promover o crescimento saudável dos fios, sendo muitas vezes indicada para abrandar a queda de cabelo. Além desse grande trunfo, o ovo oferece ainda doses de vitamina E, magnésio e zinco, que dão força e brilho ao cabelo”, comenta Lúcia.
Confira alguns dos principais benefícios do ovo para a saúde da mulher:
1 – Auxilia na saúde óssea prevenindo osteoporose (Vitamina B);
2 – Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares;
3 – Perda de massa muscular acontece a partir dos 40 anos. É utilizado como estratégia pós-treino para ganho de massa muscular;
4 – Participa da produção de hormônios tireoidianos;
5 – Colina: Na gravidez auxilia no fechamento do tubo neural. Na amamentação, auxilia no desenvolvimento cerebral;
6 – É aliado da pele: combate a flacidez e auxilia na produção de colágeno;
7 – Rico em vitaminas do Complexo B e Biotina;
8 – Auxilia no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas.
Um alimento versátil!
O ovo pode ser consumido das mais variadas formas — cozido, frito, em omelete, mexido, além de ser ingrediente para diversas receitas. É o alimento mais presente nas cozinhas, brasileira. Isso se deve por conta da sua versatilidade e benefícios para a saúde.
Para o almoço, combinam bem com o prato mais conhecido pelos brasileiros, o arroz e feijão, acompanhado de uma salada.
Dicas de preparo
Cozido: uma forma simples e a mais nutritiva. É a forma em que o organismo absorverá melhor todos os nutrientes do ovo.
Omelete: bem simples e rápida de preparo. Bata os ovos em um prato e acrescente ingredientes dos mais variados tipos.
Frito/Mexido: as formas mais simples, mesmo para quem tem pouca experiência na cozinha. Basta quebrar a casca e colocar na panela, acrescentando o sal ou outros temperos. É aconselhável não usar óleo; substituir pela manteiga sem sal.
Além de consumir ovos, o Instituto Ovos Brasil orienta que você coloque em prática as seguintes dicas:
- Tenha um horário regular para dormir e acordar;
- Estabeleça um horário para desligar aparelhos de TV, computador, celular, para que seu cérebro possa relaxar;
- Tenha um ambiente escuro;
- Evite bebidas alcoólicas, frituras e alimentos gordurosos;
- Pratique exercícios semanais.