Mulheres protagonizam programa de atividade física voltado ao diabetes

Caminhada, corrida, musculação, yoga, dança e natação estão entre os esportes preferidos das mulheres inscritas no Correndo pelo Diabetes (CPD), programa que promove a saúde e inclusão das pessoas com diabetes e seus familiares a partir da prática regular de exercício físico. O público feminino corresponde a 70% dos participantes do CPD e, dentro desse universo, há mães que têm diabetes e mães que cuidam de filhos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1.

A diretora de promoção da saúde do CPD, Lilian Pastore, conta que a mulher se mostra cada vez mais protagonista e influenciadora, seja na sociedade, seja no ambiente familiar. “Ela é a grande incentivadora em promover a saúde dentro de casa. No caso das mães de crianças com diabetes, conhecidas como “mães pâncreas”, presentes no programa, elas não só aprendem a lidar com a doença do seu filho, mas também compartilham experiências com outras mães e outras pessoas com diabetes de diversas idades, incentivam o filho através do exemplo a praticar atividade física e, de quebra, cuidam da saúde e autoestima, que muitas vezes é deixada de lado ao se dedicar à família e/ou ao trabalho. Cada vez mais elas compreendem que para cuidar do filho com diabetes, é preciso se cuidar e estar bem”, diz Lilian.

Para Bruno Helman, CEO e fundador do CPD, o papel da mulher na educação sobre o diabetes é muito expressivo e determinante para promover a saúde no âmbito familiar. “A rotina de toda família muda, seja por causa dos novos hábitos alimentares, da contagem dos carboidratos, da aplicação da insulina e claro, da atividade física, pilar essencial para o controle glicêmico e que nós, do CPD, enxergamos também como pilar da inclusão social, da autonomia, da amizade, do acolhimento e do acompanhamento”, declara Helman.

O CPD conta com uma equipe multidisciplinar que está à disposição para conceder entrevistas sobre o papel da mulher da educação do diabetes por meio da atividade física.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar