Maratonistas falam sobre a importância dos aminoácidos na sua preparação

Treinar, com todo o cuidado e segurança, não saiu da rotina dos atletas mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Para quem é maratonista, a intensidade do esforço pode ser ainda maior. Na busca pela melhor performance esportiva possível, a alimentação, o treino e o descanso formam o tripé do desejado sucesso no cronômetro.

Uma dieta nutricionalmente balanceada e rica em aminoácidos é essencial para auxiliar na recuperação física ou compensar perdas nutricionais exageradas, seja para atletas profissionais ou amadores. Integrantes do Time Ajinomoto, as maratonistas Adriana Aparecida da Silva, Andreia Hessel e Valdilene Santos conhecem a importância do equilíbrio alimentar na preparação e falam com propriedade sobre o assunto.

Atletas de elite, elas também fazem suplementação com aminoácidos para auxiliar na recuperação muscular e manter seus treinamentos sempre em alto nível. “A suplementação, assim como a alimentação adequada, é essencial. Mesmo durante a quarentena, continuei com a ingestão dos aminoácidos para poder voltar bem quando os treinos começassem a se intensificar. Algo essencial na minha recuperação pós-treino ou provas”, ressalta Andreia. Carroça, como é popularmente conhecida no circuito competitivo, corre entre 180 e 200 km nos treinos semanais.

A rotina normal de Adriana, recordista nacional da modalidade (2h29min17) e representante brasileira nos Jogos Olímpicos em 2012 e 2016, inclui treinos diários divididos em três períodos, chegando a percorrer 215 km na semana. “Fazer mais de 200 km demanda muito gasto energético e só a alimentação do dia a dia não supre a necessidade do que a gente precisa repor para o treino. Eu me suplemento com carboidratos e aminoácidos. É muito importante ter o aminoácido junto, principalmente nas séries mais longas, para me recuperar e estar bem para o próximo treinamento. Com a suplementação, a fadiga diminui bastante e me sinto mais disposta”, explica.

Já Valdilene corre entre 170 e 230 km por semana e há cerca de um ano incorporou a suplementação com aminoácidos à sua rotina. “A suplementação de um atleta maratonista é essencial para atingir uma alta performance, antes, durante e depois da preparação para uma maratona. Cada atleta, em sua preparação, além de uma boa alimentação rica em nutrientes, que promove a energia necessária, terá que complementar sua alimentação com suplementos. O aminoVITAL® GOLD  é essencial na absorção dos nutrientes que meu corpo precisa, durante os meus treinos e competições, ajudando na recuperação muscular e tardando a fadiga, deixando meu corpo mais forte e bem preparado para os desafios da maratona”, garante.

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou no ano passado ao Brasil com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo. Todos recebem suporte relativo aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento e à nutrição, a partir do programa “Alimentação para vencer – Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada, saborosa e nutricionalmente adequada às necessidades de cada um. A suplementação é feita com aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar