Depoimento: por meio da atividade física, nutricionista fala sobre superação, perda de peso e melhora do controle glicêmico

“Sempre fui uma criança ‘gordinha bonitinha’. Tenho compulsão alimentar e acho que me enxergava errado, não via esse sobrepeso. Praticava corrida antes de ser mãe, cheguei a perder 20 quilos antes da gestação. Mas após o nascimento da minha filha ganhei de volta todo peso perdidos. Ao voltar a praticar atividade física regularmente, passei novamente a me dedicar a mim mesma e emagrecer de novo por razões de saúde. Perder peso é fundamental para meu controle glicêmico, especialmente, pelo tempo de diabetes, pela minha idade e pela vida que quero ter pela frente”. Esse é o depoimento de Melissa Monteiro Bastos, nutricionista de 38 anos diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1 aos 8 anos de idade e inscrita no Correndo pelo Diabetes (CPD), programa que promove a saúde e inclusão das pessoas com diabetes e seus familiares a partir da prática regular de exercício físico.

Hoje morando na Suécia, Melissa afirma que o CPD tem contribuído para resgatar uma paixão antiga: a corrida. “Recentemente corri 5 quilômetros, às sete horas da manhã, no gelo, numa temperatura de 8 graus negativos. Para mim, foi um grande momento de superação, possível graças à rotina de exercícios que sigo no CPD e todo apoio e acolhimento que recebo dos profissionais envolvidos. Isso vai permitir chegar no lugar que quero, melhorar minha imagem no espelho e manter minha saúde física, mental e emocional”.

CPD é um programa pioneiro que visa promover a atividade física, a autonomia, amizade, o acolhimento e acompanhamento. A partir desses pilares, pretende-se oferecer o apoio necessário aos participantes do programa para a busca de uma vida ativa e saudável, rompendo com os paradigmas e estigmas que muitas vezes são associados a pessoas com diabetes.

Obesidade e diabetes – Apesar de comumente associada ao diabetes tipo 2, a obesidade é uma doença crônica, recidivante e multifatorial que também tem sido diagnosticada em pessoas com diabetes tipo 1. A atividade física é apenas um dos pilares para o controle dessas doenças.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar