Benefícios da cúrcuma para praticantes de atividade física

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é conhecida e utilizada mundialmente por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Para atletas e praticantes de atividades físicas de alta intensidade, essa especiaria pode se tornar uma aliada através da suplementação natural, por meio de cápsulas ou em pó, uma vez os esportes de alto rendimento exigem muito do corpo, o que propicia o surgimento de quadros inflamatórios e danos celulares que podem gerar dores e comprometer o desempenho esportivo.

Tendo como principais benefícios sua ação anti-inflamatória, a nutricionista e consultora da New Millen, Bruna Nogueira, afirma que a cúrcuma pode ser um ótimo agente para ser utilizado na dieta do atleta. Isto porque a especiaria atua com ação rápida e efeito modulador do estresse oxidativo pós-exercício que causa a dor muscular comum algumas horas após treinos pesados. “A inflamação e o estresse oxidativo pós-exercício, em doses saudáveis e que o organismo seja capaz de controlar, é benéfica para o processo de hipertrofia e adaptação muscular, porém o excesso pode levar ao dano muscular. Com isso, o consumo da cúrcuma, em uma dose suplementar antes, durante e até 72 horas após o exercício proporciona redução do dano muscular induzido pelo exercício”, explica Bruna.

Ainda segundo a nutricionista, a introdução da cúrcuma no período pós treino auxilia na recuperação do músculo nos atletas de alto rendimento e, consequentemente, também beneficia a melhora do desempenho esportivo. Isso ocorre porque a recuperação muscular ajuda a manter uma perda menor de potência durante as atividades.

Já o consumo da cúrcuma antes e durante o treino exerce um papel imunomodulador, ou seja, preventivo às lesões. “Isso porque atletas e praticantes de exercício físico de alta intensidade podem ter uma redução da efetividade do sistema imunológico, levando a uma maior susceptibilidade a infecções, o que pode prejudicar a performance. A cúrcuma apresenta importante papel na redução da inflamação e no estresse oxidativo e, consequentemente, proporciona o equilíbrio do sistema imune”, explica Bruna Nogueira.

 

Sugestão de produto

A linha Clinical da New Millen conta com a Cúrcuma em cápsulas na lista de produtos destinados à saúde do atleta. A cápsula a base de cúrcuma em pó (açafrão da terra) é indicada para melhorar o funcionamento do organismo em geral, especialmente na redução de processos inflamatórios e estresse oxidativo.

Preço: R$64,00 – 120 cápsulas

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar