SBOC convoca oncologistas a participarem de estudo sobre cuidados contra o câncer durante a pandemia

Com o intuito de combater o câncer e a Covid-19, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) convida oncologistas associados a colaborarem com o ONCOVID-19.1 – estudo nacional que mapeará o perfil do paciente oncológico diagnosticado com o novo coronavírus. Aprovado em tempo recorde pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ligada ao Ministério da Saúde, em abril de 2020, o estudo fornecerá dados para a avaliação da prevalência do coronavírus em pessoas em tratamento ativo e em seguimento, ou seja, após o término de seus tratamentos. Também será avaliada a prevalência da infecção por Sars-CoV-2 de acordo com o tipo de neoplasia.

Dra. Daniela Rosa, membro da diretoria da SBOC e coordenadora do Comitê de Oncogenética da entidade, explica que as mais de 600 contribuições já recebidas mostram a união da comunidade oncológica. “Isso demonstra que é possível combater as duas doenças de forma conjunta, sem descuidar de nenhum risco envolvido. Como diz a campanha promovida pela SBOC ao longo de todo o ano de 2020, estamos juntos #ContraOCâncerESemCovid”, comenta.

Além de contribuir com o cuidado oncológico em meio à pandemia, o estudo oferece benefícios aos participantes. “A SBOC entende que o desenvolvimento científico oncológico não se dá sem o engajamento da comunidade clínica. Dessa forma, os cinco oncologistas clínicos que mais contribuírem com dados* serão incluídos como coautores do estudo e terão gratuidade na anuidade da SBOC em 2021. Já as cinco instituições com maior quantidade de contribuições serão citadas nas mídias e redes sociais da SBOC e terão direito a cinco anuidades grátis”, completa Dra. Daniela.

“A SBOC agradece a todos os associados que contribuíram até aqui e convoca os demais que estejam lidando com o duplo risco ao qual seus pacientes estão expostos, do câncer e da Covid-19, a relatar suas experiências e cooperar com esse estudo inédito e transformador”, reforça Dra. Clarissa Mathias, presidente da entidade.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar