Por que pessoas conseguem criar hábitos de treino e outras encontram dificuldade em manter os exercícios? Especialista tira dúvidas

Muitas pessoas ficam habituadas a malhar diariamente. Algumas delas vão viajar e chegam a procurar uma academia para treinar. Têm um dia conturbado no trabalho e em casa, mas não deixam de fazer exercícios. Já outras tentam dia após dia, mas não conseguem fazer do exercício físico uma rotina. Por que isso acontece?
Para o especialista Fernando Medeiros, a prática regular de atividade física tem a ver com a forma com a qual o exercício é encarado. “Cuidar da saúde diariamente é imprescindível e todo mundo sabe. A questão é que, para algumas pessoas isso parece ser um sacrifício; para outras, se torna um hábito”, explica.
É por esse motivo que algumas pessoas conseguem manter o ritmo diário de treinos e outras se desmotivam mais rápido, sem criar um hábito concreto. Segundo Fernando, que é formado em Educação Física e em Psicologia Positiva, o desânimo surge quando fazemos algo por obrigação ou imposição. Com a atividade física, não seria diferente.
“Sempre que ela for uma obrigação, a tendência é que seja difícil continuar. A atividade física deve estar inclusa na categoria ‘cuidados pessoais’ de cada indivíduo, assim como tomar banho, escovar os dentes e dormir, por exemplo. Tratá-la como uma parte do dia é fundamental”, afirma.
“Se ao longo de alguns dias, a pessoa enxergar os treinos como parte da rotina, mesmo sem gostar muito, essa mudança de percepção vai fazer com que ela se torne fisicamente ativa em poucas semanas.”
Hormônios liberados durante a atividade física ajudam a criar este hábito, mas de acordo com Fernando, o motivo de tanta dedicação vai muito além dos estímulos hormonais.
“Durante a prática de exercícios, o nosso organismo libera serotonina e endorfina, que são conhecidas como ‘hormônios do prazer’. Elas facilitam a sensação de bem estar, mesmo naqueles momentos em que o exercício fica mais puxado. Mas só esse estímulo hormonal não é suficiente para a pessoa se sentir motivada todos os dias para treinar”, diz.
“Diversos estudos apontam que grande parte das pessoas que seguem firmes na rotina de treinos são pessoas que sabem os seus porquês. Possuir metas, objetivos e entender que cuidar da saúde é a base de todos os setores da vida, é a principal chave para manter corpo e mente saudáveis”, continua o especialista.
É importante não exagerar na quantidade e intensidade dos treinos
Tão importante quanto criar o hábito de praticar atividades físicas é não exagerar na dose. Fernando não recomenda, por exemplo, treinar quando o corpo apresenta cansaço excessivo.
“Respeitar o corpo é fundamental para se sentir bem praticando atividade física. Muitas pessoas que estão nesse processo inicial de mudança de hábitos, quando deixam de fazer os exercícios por um dia, se cobram demais e acabam ficando frustradas, mas o descanso faz parte da rotina. Fazer uma análise do seu corpo e mente é fundamental”, recomenda.
Ele também não indica um número de horas mínimo para a academia. No meio fitness, é comum acreditar que, mais horas de treino significam resultados mais rápidos e expressivos. Na prática, contudo, não é bem assim.
“O tempo do exercício é o tempo que você tem. Se só tiver 20 minutos ao dia, esse é o tempo ideal. Se possui uma hora, esse é o tempo ideal. Atualmente, possuímos muitas formas de treinamento. Com o método HIIT, por exemplo, você consegue fazer exercícios de alta intensidade em apenas 12 minutos diários”, defende.
“Para os meus alunos se sentirem ativos, prescrevo treinos com cinco exercícios diários, que duram em torno de 10 minutos. Esse conceito de ficar horas na academia é antigo e não reflete mais a realidade dos treinos recentes.”
Mas para os que não querem de jeito algum perder o ritmo, uma boa notícia: é possível malhar de domingo a domingo, seguindo uma programação de treinos balanceada para não sobrecarregar o corpo. Fernando recomenda a orientação de um profissional de educação física para dar instruções personalizadas para cada caso.
“O volume da atividade física, como dias de treino, número de séries e tempo dos exercícios, deverá ser ajustado com a sua intensidade. Não há problemas em se exercitar todos os dias desde que essas variáveis sejam obedecidas”, conclui.
Foto Júlio Barbosa

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar