Descubra como preparar diversas sobremesas feitas com cachaça e chocolate

Branco, meio amargo ou ao leite: existem diversas opções de chocolates, desde os mais tradicionais como nas versões em barra, ou até mesmo em versões mais elaboradas e sofisticadas. O fato é que ele se tornou um ingrediente essencial na gastronomia, tanto que hoje é possível encontrar aguardente feita com cacau, o fruto que traz dentro de sua amêndoa a matéria-prima para o chocolate.

Produzida pela empresa Velho Carvalho, que fica em Linhares (ES), e batizada de “Cacahuatl”, a bebida é feita com as partes do cacau que não eram aproveitadas. Para quem ficou curioso em saber o resultado da mistura de chocolate com aguardente de cacau, André Scampini, fundador da Cacahuatl, explica algumas receitas inusitadas produzidas com esses dois ingredientes, confira:

Brigadeiro de caipirinha

Ingredientes

½ caixa de creme de leite

2 colheres de sopa de manteiga

50ml de aguardente

1 lata de leite condensado

Açúcar cristalizado

Raspas de limão para decorar

Suco de um limão

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Mexa em fogo baixo até a mistura desgrudar da panela. Retire do fogo e coloque a aguardente junto com o suco do limão.

Volte a panela ao fogo até conseguir o ponto novamente. Use uma assadeira untada com manteiga para colocar a massa e deixe reservado até esfriar. Na hora de fazer as bolinhas, unte as mãos com manteiga e enrole-as com a massa. Para decorar, passe cada brigadeiro no açúcar cristal com raspas de limão.

Chocolate Quente com Cachaça  

Ingredientes

75ml de aguardente

200ml de leite

1 colher (sopa) de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de creme Nutella

Modo de preparo

Esquente o leite, mas não o deixe ferver. Em uma caneca separada, coloque as colheres (sopa) de creme de avelã e a aguardente. Quando o leite estiver quente, misture o leite condensado e o chocolate em pó. Despeje a mistura com o leite na caneca, acrescente Nutella, cachaça e não mexa.

Mousse de chocolate com cachaça

Ingredientes

05 gemas

75g de açúcar

05 claras

300g de chocolate meio amargo picado

100g de aguardente

250g de creme de leite fresco

45g de manteiga derretida

Modo de preparo

Após derreter o chocolate em banho-maria, deixe-o aquecido. Em um liquidificador, misture as claras, o chocolate, a aguardente, a manteiga e o açúcar. Depois, deixe esfriando. Coloque as gemas em uma tigela de inox e deixe em banho-maria até formar um creme brilhante. Depois, deixe um tempo esfriando. Bata o creme de leite gelado até firmar e triplicar de volume. Junte as gemas batidas e o creme de chocolate.

Feito isso, misture até formar um creme homogêneo. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira até firmar. Na hora de servir, coloque o chantilly, as raspas de chocolate, a geleia e a calda de chocolate.

Torta de chocolate com cachaça

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga sem sal

500 gramas de chocolate ao leite

200 gramas de biscoito de maisena

500 gramas de chocolate meio amargo

Calda de chocolate a gosto

2 colheres (sopa) de aguardente

2 ½ xícara (chá) de creme de leite

Hortelã para decorar

Modo de preparo

Bata no liquidificador o biscoito. Depois, coloque essa mistura junto com a manteiga em temperatura ambiente e forre uma forma com aro.

Com o creme de leite morno, derreta os chocolates. Coloque junto com a aguardente e misture até ficar homogêneo. Coloque essa mistura na forma sobre a massa e deixe no refrigerador. Após seis horas, desenforme e decore a torta com ramos de hortelã e calda de chocolate.

Batida de chocolate

300 ml de aguardente

2 latas de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

Gelo

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Depois, deixe na geladeira por um tempo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar