Chás são produtos naturais, então não devem interferir na ação de medicamentos, certo?

Certa vez fui questionada por um aluno sobre o uso de chás medicinais em associação com medicamentos sedativos, com a finalidade de auxiliar no sono. O questionamento era: “Chás são produtos naturais, então não devem interferir na ação medicamentos, certo?” Errado.

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo desde os tempos mais remotos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população já fez uso de algum tratamento natural, como uso de chás medicinais. Muitas pessoas utilizam este recurso de forma cultural, pelo menor custo em relação aos medicamentos sintéticos e pela ideia de se tratar de um produto natural que não apresentará riscos à saúde.

Os chás medicinais apresentam em sua composição substâncias ativas, que atuam de maneira benéfica, mas podem sim, causar efeitos colaterais, interagir com outros medicamentos (aumentando ou reduzindo o efeito), apresentar contra indicações e até mesmo efeitos tóxicos.

Muitas pessoas utilizam qualquer tipo de chá, sem conhecer sua real finalidade ou origem. Outro fator importante a ser observado é a quantidade ingerida. Um exemplo comum é o consumo de grandes quantidades diárias de chás diuréticos, como auxiliar no controle de peso. Essa grande ingestão pode acarretar na eliminação de sais minerais essenciais ao organismo, além de apresentar efeito na pressão arterial, diminuindo-a.

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta para os cuidados relacionados com a procedência, conservação, aplicação e dosagem dos chás medicinais. Além de listar chás medicinais que apresentam contra indicações, como os exemplos abaixo:

  • Carqueja: Não pode ser utilizada por gestantes por causar contrações uterinas. Deve-se evitar associação com medicamentos para diabetes e hipertensão, pois causa reações adversas.
  • Capim limão: Excelente calmante, porém não deve ser consumido com sedativos, pois potencializam seu efeito.
  • Camomila: Em excesso, pode causar náuseas, além de aumentar a ação de anticoagulantes e sedativos e diminuir a absorção de suplementos de ferro.
  • Hortelã: Não deve ser usada na amamentação, nem em pacientes com problemas hepáticos graves.
  • Cavalinha: Não deve ser usado por pacientes com insuficiência cardíaca ou renal, pois podem agravar os sintomas da doença.

Assim como conversei com meus alunos, o chá pode sim ser um ótimo aliado no tratamento de desconfortos físicos e emocionais, mas devemos estar bem informados sobre seus benefícios e riscos. Importante também, sempre mencionar ao médico sobre a utilização destas substâncias para evitar possíveis riscos à saúde.

Isabel Christina Mignoni Homem – Professora da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar