Mercado estético brasileiro tem alta de 261% no último quadrimestre de 2020, aponta Sinclair Pharma
Se o dito popular ressalta que são nos momentos mais difíceis que surgem as melhores oportunidades, a Sinclair Pharma Brasil demonstrou isso na prática no último ano. Em balanço anual divulgado pela multinacional especialista em dermatologia estética, foi divulgado uma alta de 261% nas vendas no último quadrimestre de 2020, em comparativo com os quatro primeiros meses do mesmo ano.
Os dados retratam o relatório de vendas anual da empresa, considerando os três produtos do portfólio da companhia: Perfectha (preenchedor de ácido hialurônico), Ellansé (preenchedor e bioestimulador de colágeno) e o Silhouette (fios de sustentação com a exclusiva tecnologia de cones).
De acordo com a Head do Brasil e da América do Norte da Sinclair Pharma, Letícia Tomazelli, a pandemia ensinou algumas lições, empresarialmente falando. “Por sermos uma empresa que trabalha na área médica e de estética, com procedimentos feitos por médicos e especialistas em estética, vimos uma ameaça para o nosso faturamento, especialmente quando as clínicas estavam fechadas pelas medidas de distanciamento social”, pontuou a head.
O relatório anual da empresa relata que todos os produtos cresceram bastante no comparativo dos quadrimestres. A linha Silhouette, por exemplo, registrou alta de 275% no último quadrimestre. O mesmo aconteceu com as linhas Ellansé e Perfectha, que cresceram 272% e 238%, respectivamente.
Inovação e trabalho
Letícia destaca que a reinvenção foi necessária, investindo, principalmente, em estratégias digitais. “Essa adaptação foi gradual e conseguimos crescer com o passar dos meses. Investimos forte no digital e nos tornamos eficientes nesta parte”, acrescentando ações como as realizadas na plataforma de ensino com o Sinclair College, além do treinamento para especialistas, possibilitaram à empresa certificar mais de 10 mil profissionais ao longo do ano.
Com isso, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina apresentaram o maior número de vendas no ano, mantendo a tendência que já vinha se mostrando em 2019.
Além disso, para atingir este crescimento, a empresa estabeleceu um plano tático para conseguir atender a todas as necessidades de forma assertiva, também fortalecendo o relacionamento com os stakeholders: clientes diretos, clientes indiretos – pacientes – e com a força de vendas.
Segundo a gerente de marketing da empresa, Stella Carpim, as ações online para discutir as tendências do setor foram fundamentais para o sucesso. “A série ‘Clínica à Prova de Crise’, assim como programas de parceria e apoio como ‘Agência Amiga’, oferecendo consultoria de Marketing para clientes parceiros foi um ponto de virada para todos os envolvidos no processo”, acrescentou Stella, que além disso, destacou as diversas ações de flexibilização de preços, prazos e condições de pagamento visando uma relacionamento sustentável com nossos parceiros.
O caminho em 2021
Outro exemplo a ser destacado está em relação aos Recursos Humanos, onde a empresa não registrou demissões e foi no caminho contrário do mercado, contratando novos colaboradores e promovendo quem já estava no cargo de funcionários.
“Estamos muito otimistas para o ano de 2021. Nos preparamos com muito afinco e engajamento para realizar um ano ainda mais produtivo, utilizando todas as experiências e aprendizados desse novo cenário que acumulamos em 2020”, finaliza Letícia.