Desfralde: pode parecer simples mas, às vezes, não é

O Colégio Marista Asa Sul conta com um projeto inovador para as crianças que vivenciam o processo de deixar de usar fraldas. É o Desfralde Feliz, que ajuda os pequenos a passar por essa transição de maneira mais confortável e natural. “Para que a experiência do desfralde seja positiva, escola e família precisam estar unidas, para que a mudança ocorra de forma leve e descomplicada”, diz a coordenadora da Educação Infantil do colégio, Patrícia Deoti.

O projeto conta com o acompanhamento de duas especialistas no assunto: a doutora em Ciências Médicas, Maria Lúcia Santos Gonçalves e a mestre em Ciências Médicas, Samantha Figueiredo Frota Fernandes. “Às vezes, a criança e os pais precisam da orientação de um profissional para facilitar o processo de abandono das fraldas”, argumenta a coordenadora do colégio.

Em um primeiro momento, será realizada nesta quarta-feira (3) uma live na qual as duas profissionais passarão orientações aos pais da Educação Infantil sobre como agir com as crianças e garantir um desfralde tranquilo. A partir da percepção dos pais e dos professores em sala de aula, caso seja verificada alguma dificuldade, as fisioterapeutas farão atendimentos individualizados com as crianças. “Se no percurso perceberem alguma disfunção em alguma criança, pode-se chegar a indicar um acompanhamento clínico. Cada caso será analisado”, completa.

A educadora reconhece que falar sobre as questões fisiológicas ainda é um tabu entre pais e filhos. Ela conta que ao criar o projeto percebeu que o assunto chegava a angustiar os pais e causava sofrimento às famílias. “O bem-estar da criança é fundamental para o seu desenvolvimento, portanto, esse projeto agrega valor ao processo de aprendizagem e para as famílias”, conclui.

Veja algumas dicas para o desfralde feliz:

  • Respeitar a individualidade de cada criança e esperar os sinais de que ela está pronta para essa nova fase: andar, ter autonomia e coordenação para tirar a roupinha, falar ou se expressar sobre quando está fazendo xixi ou cocô, se incomodar com fralda suja, são alguns exemplos.
  • Penico ou redutor de vaso? A criança escolhe. O importante é que ela se sinta segura. Se o lugar eleito for o vaso é importante ter redutor de vaso confortável, junto a um banquinho ou escada que facilite o acesso. Se a opção for o penico, opte pelas opções sem muitos artifícios que o faça parecer um brinquedo, tal como luzes, botões eletrônicos e músicas. Também é importante que ele seja colocado sempre no mesmo lugar (de preferência o banheiro), enfatizando qual a função daquele objeto.
  • No início da estimulação para retirada da fralda, preferencialmente o menino poderá ser conduzido a fazer xixi sentado. Caso a criança se oponha, é preciso respeitar e deixa-lo fazer em pé, sem problemas algum!
  • O ideal é que ocorra primeiro a retirada da fralda de dia, para depois começar o desfralde noturno.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar