Mindfulness para o dia a dia ensina exercícios para acalmar a mente e viver o agora

“Você é capaz de dizer o que almoçou terça-feira passada? Costuma parar no meio de uma ação porque já não já não lembra mais o que ia fazer? Sente que há muito mais obrigações do que tempo para dar conta delas? Pressionados pelo excesso de demandas, sempre ansiosos e pensando no compromisso seguinte, não conseguimos prestar atenção ao que está acontecendo agora e desfrutar o momento presente. Daí a sensação de que a vida passa sem percebermos. 

Ao ilustrar esse estado de ansiedade, Buda costumava comparar a mente humana a um elefante. O animal selvagem corre de um lado para outro, dispara sem direção e sem controle. Um elefante domado, porém, está seguro a uma estaca no chão, atento ao que acontece à sua volta. Se estimulado, responde de acordo com seu treinamento em vez de simplesmente reagir instintivamente.”

O livro Mindfulness para o dia a dia é uma obra voltada para a atenção plena e a meditação e ensina aos leitores como inserir ambas as práticas no cotidiano. A autora é Jan Chozen Bays, uma famosa instrutora zen estadunidense que tem dedicado anos a mostrar aos seus alunos como tornar a vida mais repleta de contentamento com o momento presente. Com este livro, Chozen Bays utiliza toda a sua experiência como professora de meditação e pediatra – e, ainda, esposa, mãe e avó – para mostrar que, sim, é possível levar uma vida mais calma e satisfatória com o agora, se quisermos. O livro foca em 53 práticas para, devagar e sempre, como todo novo hábito, estabelecermos a atenção plena em meio à vida moderna.

“A maioria das pessoas acha que praticar atenção plena — conhecida em inglês como mindfulness — envolve ter que abrir espaço numa agenda já cheia, de trabalho, filhos, casa. Mas, na realidade, a atenção plena é algo que vai se tornando parte da vida aos poucos”, explica a autora na introdução, assegurando que não precisamos nos tornar gurus da noite para o dia. É muito comum que iniciantes nas práticas meditativas se tornem aflitos após algumas tentativas, como se a figura estável e serena de um instrutor de meditação fosse inalcançável aos mortais. De fato, acalmar a mente e praticar a atenção aos pequenos momentos da vida cotidiana é muito difícil quando nos encontramos sempre numa eterna inquietação para fazer mais, em menos tempo, de forma incansável. Mas não é a figura de um guru zen que Chozen Bays promete. Com seu livro, ela nos assegura que a atenção plena é um objetivo que pode ser conquistado aos poucos, diariamente, em pequenas ações.

Cheio de exercícios que nasceram da necessidade de construir um cotidiano mais humano, mais sereno e ainda assim realista, a autora nos garante que “não é preciso passar um mês num retiro de meditação nem se mudar para um mosteiro para resgatar a paz e o equilíbrio”. É possível aprender nas páginas de Mindfulness para o dia a dia o que é, de fato, a atenção plena e quais são os benefícios para aqueles que a praticam cotidianamente. A autora também esclarece alguns equívocos em relação à prática, como a impressão errônea de que atenção plena seria pensar, concentrando-se em profundidade, sobre tudo. Na verdade, a prática tem muito mais a ver com abandonar os pensamentos – pensamentos negativos, preocupações e outros movimentos nos quais a mente se agarra de modo exagerado, nos impedindo de viver os pequenos prazeres, enxergar os ambientes a nossa volta, ouvir com atenção a alguém. Outro erro, segundo a autora, é achar que a atenção plena nos tornar lentos, quando somos mais rápidos ao nos concentrar verdadeiramente no momento presente.

Mindfulness para o dia a dia é composto por vários capítulos nos quais Chozen Bays nos ensina, em um passo de cada vez, vários hábitos que podemos acrescentar durante os nossos afazeres, como quando atendemos a um telefonema, quando tocamos objetos inanimados pela casa ou transitamos de um ambiente para o outro. Seja pausando em momentos diversos durante o dia para respirar profundamente e com atenção por três vezes, seja prestando atenção quando nos movimentos que fazemos pela casa ou o modo como tocamos nos nossos pertences, Chozen Bays nos mostra que a vida é um enorme campo de estudo para a atenção plena.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar