Tratamentos estéticos na gravidez? Entenda o que pode e o que não pode

A gravidez é um período de muitas mudanças para a mulher. O corpo passa por diversas transformações que podem incomodar as mulheres, que já estão mais sensíveis por toda alteração hormonal dessa fase. Por isso, é comum que as grávidas busquem procedimentos estéticos para manter a autoestima lá em cima nesse momento especial da vida.

“A busca por tratamentos estéticos na gravidez tem sido cada vez mais comum. Mas é preciso tomar cuidado pois, apesar de alguns parecerem tranquilos, podem ser prejudiciais para a saúde do bebê”, explica a Dermatologista especialista em Estética e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), Dra. Nádia Bavoso.

Entre as contraindicações em procedimentos para o corpo, podemos destacar os peelings químicos e procedimentos com aparelhos de radiofrequência, ultrassom ou laseres, muito usados no combate à flacidez. Além disso, nada de descolorir pelos, fazer depilação à laser ou bronzeamento artificial.

Já entre os tratamentos que costumam estar liberados, podemos destacar a limpeza de pele e o peeling de cristal, que é uma técnica e não usa substâncias com ácidos. A drenagem linfática, que ajuda muito as grávidas com a retenção de líquidos comum na gestação, também pode ser feita no corpo e rosto com profissionais experientes.

“É muito importante reforçar que mesmo os procedimentos liberados para a grávida, precisam de uma avaliação da Dermatologista e da Ginecologista que está acompanhando a gestação. Não podemos nunca afirmar que um tratamento é 100% liberado, pois cada mulher tem suas particularidades e temos que minimizar todo risco para mãe e bebê. Além disso, algumas gestantes podem desenvolver tendência a manchas nesse período, por isso a avaliação individualizada é fundamental.”, explica Dra. Nádia.

E quando falamos de cabelos, temos que ter muita atenção também. Grande parte das mulheres costuma fazer um ou mais procedimentos: tintura, luzes, alisamento, entre outros. Nesses casos, qualquer um deles que leve formol na composição, está proibido. Já os demais, é preciso analisar a composição para entender com o médico o que pode ou não.

Para as unhas, um tipo de procedimento que está em alta é a unha de gel / esmaltação em gel, também não recomendado para as grávidas por conta das substâncias usadas nesses produtos para dar firmeza às unhas. Uma boa opção nessa fase, são as unhas postiças comuns que vendem em drogarias, tanto a opção fixa com adesivos como a que tem a cola especial de unhas (atenção: nunca use nenhum tipo de cola que não seja específica!).

“Outro cuidado que as mulheres precisam ter na gravidez, é com os produtos que usam para skincare, cabelo e corpo. Alguns compostos, como o ácido retinóico, a hidroquinona e o ácido salicílico devem ser evitados, enquanto alguns ácidos derivados de frutas, em baixas concentrações, são liberados.  É fundamental analisar os componentes para evitar usar produtos que parecem inofensivos, mas que podem causar alergias na mãe ou outros problemas para o bebê. Minha sugestão é sempre uma avaliação com Dermatologista para ter mais segurança nessa fase tão delicada”, reforça a médica.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar