Trabalho remoto veio para ficar e espaço para home-office se torna uma necessidade – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Trabalho remoto veio para ficar e espaço para home-office se torna uma necessidade

Arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, dá dicas de como preparar o local para um trabalho mais produtivo.

Prestes a completar um ano de pandemia, muitas empresas colocaram na balança os ganhos e a produtividade dos funcionários trabalhando de casa. Diversas companhias entendem que este modelo oferece aos colaboradores uma série de benefícios, como autonomia e flexibilidade.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com empresas de grande, médio e pequeno porte, apesar das dificuldades iniciais, um percentual de 34% tem a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro. O restante, 29%, quer manter o home office para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

A arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, preparou algumas dicas para tornar a experiência positiva, de acordo com a necessidade de cada área. “O home-office veio para ficar e as pessoas precisam organizar o ambiente de uma forma que estimule a concentração e produtividade, para que o trabalho seja mais produtivo”, afirma.

Confira algumas dicas preparadas pela arquiteta:        

  • Fuja das distrações: escolha um local estratégico para posicionar o seu espaço de trabalho, principalmente se a sua rotina exige uma concentração a mais para lidar com tabelas e relatórios, evite estímulos que tirem o foco e distraia, como criar o espaço de home-office ao lado da cozinha, com o cheiro de comida invadindo o espaço, ou então ao lado da sala de estar, com pessoas assistindo TV.
  • Cores suaves no ambiente: a atmosfera do ambiente afeta diretamente a produtividade. Para não errar, opte por trabalhar em um local que não seja poluído, com excesso de informações que possam dispersar. Se você trabalha com ideias, criatividade, pode pensar em detalhes laranja ou amarelo. Se o seu trabalho é muito exaustivo, o verde e o azul ajudam a ter calma e tranquilidade. Cores neutras e o branco são sempre uma boa opção. É importante ter cuidado com as cores escuras, principalmente se o ambiente não for bem iluminado.   
  • Ergonomia: a altura da mesa e o tipo de cadeira são fundamentais para o rendimento e trabalho diário. É mais do que essencial investir em móveis funcionais e confortáveis, visto que muitas vezes as reuniões e dias de trabalho podem durar a manhã e tardes seguidas. Indicamos o uso das bancadas com 50cm para quem usa laptop e 60cm para quem usa desktop. Se você usa mais de um monitor, 60-70cm é uma medida perfeita para trabalhar. Pense sempre na saída dos cabos da mesa e como é o alcance dela até a tomada, assim como a iluminação, a parte elétrica é fundamental para trabalhar. A altura ideal e a cadeira correta fazem diferença também! Procure sempre apoiar os cotovelos e ter um espaço para descansar os pés.
  • Decoração clean: por se tratar de um ambiente que precisa ser um pouco mais corporativo, a decoração precisa ser harmoniosa e funcional. Além disso, plantas e quadros podem dar vida e alegria para o espaço. Um espaço organizado melhora a produtividade, uma luz ideal dá mais energia para trabalhar, uma mesa e cadeiras confortáveis fazem com que os dias passem mais rápidos e evitam dores nas costas e no corpo. Para renovar ainda mais o espaço, ventilação e circulação de ar são uma ótima solução também. 
  • A iluminação faz toda a diferença: Trabalhar em um ambiente escuro pode te deixar mais cansado e menos produtivo. A iluminação é o ponto mais importante para uma boa produtividade. É recomendado trabalhar sempre perto de uma janela, pois a iluminação natural, a ventilação e a conexão com o ambiente externo fazem toda diferença na rotina. A escolha da temperatura de cor também é fundamental:luz fria acorda, ou seja: é indicada para home office. Para não errar, escolha a temperatura neutra ou fria! 

Para saber mais sobre a ArqExpress, acesse: https://www.arqexpress.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *