Geração narcísica

Vivemos uma era em que os personagens assumem destaque ao invés das nossas verdadeiras personalidades. Uma geração moldada pela internet, em que o parecer é mais importante que o ser. Vivemos mais através dos outros ou das falsas realidades criadas por nós mesmos. 
 
Fabiano de Abreu, neurocientista e psicanalista, estuda a questão no âmbito do seu já alargado estudo em como a internet pode afetar a sociedade e a forma como conduzimos as nossas vidas.
 
“Vivemos hoje numa sociedade que se revela em dois lados; o que somos de verdade e o que somos na tela, no mundo virtual. O problema é quando deixamos de conseguir dissociar o nosso verdadeiro eu do personagem criado. Há uma perda da razão, pois deixa de existir controle sobre o próprio “eu”, muito comum no transtorno de personalidade narcisista (TPN).”, revela.
 
O neurocientista continua a sua explicação em como esta cultura instalada está a afetar toda uma sociedade.
 
” Infelizmente este narcisismo instalado tem pleno espaço para proliferar pois a sociedade é cada vez mais superficial. Desperdiçam a sua existência e não percebem a passagem do tempo, se ocupando daquilo que é do outro sem produzir nada para si mesmo. Isto é revelador da era da rede social, da imagem sem conteúdo.”, explica Abreu.
 
Além disso, o neurocientista explica que a educação é deficitária e essa é uma das consequências.
 
“O ser humano é muito visual e nos dias atuais não basta ser, tem que parecer, aparecer e aparentar. Este jogo tornou-se demasiado vicioso. Uma competição quase inconsistente num mundo irreal em que os próprios personagens deixam se fazer juízo de si próprios e da imagem que realmente transmitem aos outros”, conclui.
Fonte: Assessoria

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar