Quanto vale a sua sanidade mental?

Depois de diversas discussões dentro da casa mais vigiada do Brasil, que protagonizaram ofensas marcadas com lágrimas de quase todos os participantes, a pergunta veio à tona: “será que R$1,5 milhão, vale a sanidade mental de uma pessoa?”

Arcrebiano, um dos participantes eliminados, chegou a dizer a seguinte frase: “”Eu era uma pessoa anônima, ninguém me conhecia, eu era muito feliz. Agora eu estou triste”.

“Qual preço você está disposto a pagar para colocar em risco a sua integridade física e emocional? Muitos se perdem e não se dão conta de que estão se perdendo. A gente presencia isso escancaradamente no BBB, onde não existe limite, nem filtro social. As pessoas não estão preocupadas se vão destruir o outro, o quanto vão acabar com a autoestima do colega ou se vão levar o outro a enlouquecer, chegando a fazer com que o outro questione a sua sanidade mental”, analisa Josiane Souza, psicóloga especializada em relacionamento.

Segundo a especialista, quando uma pessoa consegue fazer com que o outro acredite que está louco, está praticando um tipo específico de abuso social, conhecido como Gaslighting.

“Gaslighting é quando o abusador aponta o dedo pra vítima dizendo que a pessoa está louca e a vítima, em determinado momento se questiona se está louca mesmo. O objetivo do agressor é justamente esse: fazer com que a pessoa questione a sua sanidade mental, se está enlouquecendo”, explica Josiane.

“A gente presencia isso o tempo todo no jogo. Quando uma mentira é exposta e todos vão apontando o dedo, a ponto de um ser humano que está frágil diante de tanta pressão, questionar seu próprio comportamento, sua dignidade, seu ser… É aí que a gente se pergunta: até que ponto você vai para ganhar dinheiro? Até que ponto você se sujeita em relacionamentos tóxicos e abusivos, que estraçalham a mente humana?”

Josi pontua a vida fora do jogo onde a questão é a mesma. “É preciso parar e refletir. Será que você não está colocando em risco a sua sanidade mental por carência, medo ou dependência afetiva e financeira para ganhar algo? E, muitas vezes, o que você precisa ganhar é a sua própria existência – essa que você coloca em risco todos os dias”. A psicóloga, que já citou o Gaslighting no livro Relacionamento Abusivo – Guia prático para reconhecer e se libertar – diz que, seja no jogo do BBB ou no jogo da vida, “tá na hora da gente se questionar o que vale a pena”. Ela deixa a seguinte pergunta: “Do que vale ganhar muito dinheiro ou ter um relacionamento, mas não  ter qualidade de vida, não conseguir levantar da cama por depressão ou pensar em tirar a própria vida? Temos sempre que nos questionar”.

Josiane Souza, psicóloga –  escritora de quatro livros e palestrante, Josiane atua na abordagem da psicanálise lacaniana, abordando assuntos que tratam o relacionamento abusivo e incentivando vítimas a deixarem o ciclo da violência. Josi possui uma vasta experiência em clínica. Especialista em terapia de casal, realiza um trabalho nas redes sociais com vídeos e artigos. Através do seu conhecimento tem ajudado milhares de seguidores a resgatarem seu amor-próprio e refletirem sobre seus relacionamentos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar