Geração smartphone: Como criar fotos profissionais usando apenas o celular

A tecnologia avançou e nos últimos anos, a nova geração de smartphones tem entregado fotografias de qualidade avançada para o usuário final, tanto que muitas delas parecem ter sido clicadas por equipamentos profissionais.

Apesar dos avanços, engana-se quem pensa que uma boa fotografia no celular requer apenas uma câmera de última geração. Formado Publicidade e Propaganda, Frederico Gomes é fotógrafo profissional há cinco anos e aponta que o que vale é a maneira como a foto é pensada e clicada.

Pré-produção

A fotografia profissional se diferencia da tradicional selfie já na fase de pré-produção. Fatores desde a maquiagem, cabelo e a roupa que será usada, assim como o cenário, técnicas de enquadramento, composição dos elementos e remoção de distrações da cena devem ser observados antes mesmo de apertar qualquer botão.

“Até mesmo a direção da pessoa que será fotografada importa. Outro elemento super importante é o horário no qual o ensaio será realizado. Momentos antes do nascer e do por do sol são ótimos horários para fotografar, visto que é possível conseguir uma luz muito mais suave que qualquer câmera pode captar com qualidade”, explica Frederico Gomes.

Hora do clique

Com todos os elementos de pré-produção em ordem, é hora de explorar diferentes ângulos e enquadramentos. “Vale tanto tentar reproduzir imagens de inspiração quanto soltar a criatividade com poses e momentos espontâneos que somente o momento da fotografia pode proporcionar. A direção que você dá ao modelo ou qualquer outra pessoa também é importante para que a fotografia saia com um ar profissional. Quando o fotógrafo entende o que quer, é mais fácil chegar a um resultado satisfatório”, garante.

Edição

Passando por toda esse processo de produção é possível construir uma fotografia muito mais interessante, mas é no momento da edição que muito desse trabalho é consagrado. “É possível criar uma identidade na sua fotografia através de uma edição”, assegura o fotógrafo.

Frederico Gomes recomenda aplicativos como o Adobe chamado Lightroom, onde é possível instalar presets e predefinições de cor, luz e saturação. “Nele você consegue fotografar em arquivo RAW, que é a extensão de melhor qualidade de arquivo da câmera do seu celular. Assim, você tem um arquivo com um alto alcance na edição da sua foto podendo dar muito mais vida na sua foto, fora os presets feitos por fotógrafos profissionais que com poucos cliques torna a sua imagem mais profissional ainda”, aponta.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar