Tecnologia de patologia digital inova diagnósticos e permite discussão em tempo real de casos complexos

Novas tecnologias e ferramentas digitais podem trazer grandes benefícios para o combate a doenças como o câncer, que requer diagnóstico precoce para que haja melhor chance de recuperação.  A área de patologia digital incorpora essas inovações e está em ascensão no Brasil, com laboratórios já montados e outros que serão inaugurados nos próximos anos. Os novos aparelhos e técnicas abrem caminho para uma nova forma de se fazer diagnósticos e permitem avaliação dos exames à distância por especialistas de todo o mundo.

“Patologia digital é a tecnologia utilizada para diagnósticos anátomo patológicos na qual as lâminas com amostras são escaneadas e as imagens podem ser vistas na tela de um computador, substituindo o uso do microscópio”, conta a médica patologista e Coordenadora de Anatomia Patológica Digital da Dasa, Dra. Lívia Maia.

Essa digitalização dos exames permite que os casos difíceis sejam discutidos em tempo real por especialistas de qualquer lugar do país ou do mundo. A tecnologia ainda abre caminho para o uso de algoritmos de inteligência artificial para análise dos exames. No caso do câncer, como exemplo, isso leva a uma avaliação mais acurada da extensão da doença e do volume tumoral, contribuindo com o tratamento e aumentando as chances de recuperação. Estudos recentes mostraram que a inteligência artificial foi capaz de reduzir o número de falsos diagnósticos e contribuiu para a detecção de casos que os médicos sem a tecnologia não confirmaram.

“A patologia digital no Brasil ainda é incipiente devido ao alto custo dos equipamentos e da infraestrutura necessária para o seu funcionamento”, diz a médica patologista Dra. Lívia Maia. “Em larga escala, só existem dois grandes laboratórios no país, sendo a Dasa o maior deles – onde são escaneadas por volta de 3 mil lâminas por dia e as imagens são examinadas por cerca de 30 patologistas de diferentes estados. No total, a Dasa possui 110 patologistas no seu corpo clínico”, continua.

Além do já existente, a Dasa planeja inaugurar em breve mais dois laboratórios com a tecnologia de patologia digital em Goiânia e em Brasília. No Distrito Federal, a marca de laboratórios Exame faz parte do grupo Dasa.

“O laboratório de Brasília está sendo planejado com muito carinho e vai dividir espaço com as novas estruturas de patologia clínica e biologia molecular. A previsão é que ele seja inaugurado em 2022. Enquanto isso, em março inauguraremos o laboratório de anatomia patológica da Dasa em Goiânia que dará suporte à operação em Brasília e contará também com patologia digital”, finaliza a Dr. Lívia Maia.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar