Figa Arquitetura ensina a projetar quartos com múltiplas funções

 

Neste quarto, a varanda foi transformada em um home office para o casal de moradores. Gaveteiro e prateleiras ajudaram a organizar os itens| Projeto: Figa Arquitetura | Foto: Thiago Travesso

Atualmente, muito além de ser um refúgio seguro e confortável para as noites de sono, o quarto tem se apropriado com louvor de outros papéis. Mantendo o aconchego que lhe é característico, o ambiente pode atender a diversas necessidades do dia a dia dos moradores de maneira bem prática.

Assim, um bom projeto consegue adicionar home office, closet, penteadeira e até sala de TV em um mesmo espaço, aliando funcionalidade, beleza e, acima de tudo, bem-estar. “Os quartos hoje em dia não se resumem a ter uma cama, mesa de cabeceira e um móvel para TV. Sem esquecer o conforto, é possível projetá-lo de acordo com a rotina de cada cliente”, afirma a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura.

Ao eleger o que esse cômodo irá receber é essencial priorizar a harmonia entre os elementos e a delimitação das áreas. As medidas disponíveis também devem influenciar nesse processo, sobretudo na escolha dos móveis que irão compor o local. Afinal, itens desproporcionais poderão comprometer a circulação e/ou causar uma sensação de confusão visual.

Pensando nisso, a profissional reuniu algumas dicas importantes para montar quartos com algo a mais.

1) Home office: 

Com a crescente necessidade de trabalhar em casa, os projetos estão privilegiando a presença de um escritório organizado. Nesse sentido, muitos moradores preferem montar esse espaço no quarto, local mais reservado e calmo. “Quando incluímos o home office no quarto sempre recomendo que ele seja mais leve: um apoio para o notebook e algumas gavetas para os documentos. Isso impede que um ambiente tão relaxante seja descaracterizado”, aconselha a arquiteta Roberta.

 

A leveza deste quarto é mantida na construção do home office. A profissional optou por uma mesa de madeira que apoiou o computador e a impressora | Projeto: Figa Arquitetura | Foto: Thiago Travesso

Em outros casos, o escritório pode ser montado na varanda integrado ao cômodo. Dessa forma, ele pode ser mais completo, principalmente se houver uma porta ou algo que ajude a separar o espaço de dormir do de trabalhar. O equilíbrio é fundamental!

A varanda da suíte foi transformada em um home office completo e muito organizado | Projeto: Figa Arquitetura | Thiago Travesso

2) Penteadeira: 

“Cada vez mais as moradoras estão solicitando um cantinho para a penteadeira dentro dos dormitórios. Assim, elas conseguem se arrumar com mais facilidade”, conta Roberta Iervolino Giglio. Além de oferecer praticidade ao ser instalado perto dos itens pessoais, a peça garante um charme especial ao cômodo.

 

Ao lado da cama, o móvel recebeu uma penteadeira. Além do espelho com iluminação, há um espaço para guardar joias ou maquiagens | Projeto: Figa Arquitetura | Foto: Thiago Travesso

3) Sala de TV: 

Mesmo em uma casa com uma sala de TV perfeita para reunir a família, muitas pessoas sonham com um espaço mais reservado para assistir filmes e séries no quarto. Dessa maneira, será possível aproveitar o momento de relaxamento sem muitas interferências externas.

 

A suíte recebeu uma confortável sala de TV. O tom do sofá acompanha a paleta neutra que marca presença nos demais itens | Projeto: Figa Arquitetura | Fotos: Mariana Orsi

“Uma dica imprescindível em relação ao sofá é escolher um modelo aconchegante para não pesar no ambiente. A sua altura deve ser menor do que a da cama, priorizando a harmonia dos elementos”, recomenda a profissional.

4) Closet: 

Nem sempre há espaço disponível para a construção de um closet separado do dormitório. Nessas situações, o ideal é fazer uma composição equilibrada entre os armários e o local de dormir. Para que o ambiente não fique sobrecarregado, os móveis devem integrar e não fechar o cômodo. Por se tratar de guarda-roupas altos, o projeto precisa ser bem detalhado.

“O que não pode faltar são as portas dos armários. É inviável deixá-los abertos, pois isso criará uma sensação de desorganização. Nesse caso, o recomendado é instalar portas de correr que ocupam menos centímetros preciosos”, finaliza a arquiteta.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar