Você sabe combinar cores e tonalidades variadas no seu visual?

Com medo de ousar na hora de escolher um visual, muita gente aposta no “pretinho básico” ou mesmo em cores com tons mais neutros, como o marrom, o bege e o branco. “É comum as pessoas terem medo de escolher cores mais fortes ou de combinar tons vibrantes”, avalia a especialista em coloração e consultora de imagem Camile Stefano. 

Segundo a profissional, no entanto, a coloração pessoal é um assunto que tem crescido e que está cada vez mais em alta. “Está havendo uma percepção maior de que a cor é o que causa o primeiro impacto. Antes de reparar no corte da roupa, no tecido ou no material de qualquer acessório, enxergamos a cor”, afirma. Com esse crescimento, muitos aplicativos estão surgindo no mercado com a proposta de ajudar o usuário a combinar tonalidades seguindo o círculo cromático – que nada mais é do que uma cartela circular que traz as cores primárias, secundárias e terciárias. 

“Já existem vários aplicativos, alguns pagos e outros gratuitos. É uma ferramenta bastante válida para quem quer ousar mais e tem medo de arriscar na escolha das cores”, afirma a especialista. O app, no entanto, não substitui o auxílio de um profissional. Apenas um consultor de imagens tem condições de avaliar – a partir de testes de coloração – quais são os melhores tons para cada pessoa. “Ao realizar esses testes, conseguimos definir qual a melhor cartela de cores. No método que eu utilizo, que é chamado de multifatorial, cada cartela é única, nunca uma será igual à outra, pois são considerados diversos aspectos neste processo”, explica Camile. 

A especialista em coloração também destaca que a definição dessa cartela de cores é para ajudar, não para estressar a cliente. “Sempre digo que não precisamos ficar presos às cores da cartela. É uma ferramenta para nos ajudar a escolher peças que valorizam mais as nossas características, como o tom da nossa pele, por exemplo”, ensina. “Para quem já tem conhecimento das suas próprias cores pessoais e, ainda assim, tem medo de arriscar com tonalidades mais vibrantes, os aplicativos são ótimos aliados”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar