Perfumes para o verão: quais as escolhas da alta perfumaria?

Grande parte dos perfumes de nicho são compartilháveis, mas existem alguns fatores: culturais, hormonais e climáticos, que podem ajudar na escolha dos perfumes.

Pensando nisso, consultamos dois embaixadores da Neeche alta perfumaria no Brasil, Suzi Tavares e Flávio Saquett, para que nos indicassem algumas sugestões e nos explicassem os porquês das escolhas para que possamos “imaginar” os perfumes e as situações onde usá-los.

Pensando neste verão quente brasileiro, sugerimos para as mulheres e os homens, fragrâncias diferentes, dependendo do local onde estão passando este período de verão na quarentena.

PERFUME PARA AS MULHERES

Na cidade

– Note di Colonia I – exclusivo da loja Neeche no Brasil, criada para a comemoração do centenário da marca, é uma fragrância cítrica, leve, charmosa, inspirada em óperas italianas, na elegância dos frequentadores das óperas. Voltada ao público que gosta de sentir-se elegante, mas que aprecie um cítrico e um frescor que não seja extremamente esportivo. Pode ser usada no trabalho, em eventos especiais ou num jantar; independente do ambiente, uma fragrância de muito bom gosto.

“Com acordes chipres, as notas de topo são a bergamota, o neroli, rosa damasceno, um toque de lavanda, patchouli e cedro. Traz também as notas verdes, fazendo que este perfume seja muito bem equilibrado porque ele não fica só nas notas cítricas que são mais esportivas, tem um ar levemente mais sério, por isso eu escolhi esta fragrância para a cidade”, diz Suzi Tavares, embaixadora da Neeche.

No campo

– Para as mulheres que vão passar o verão no campo, eu escolhi o Madison Square Park da Bond Number 9, por que ele é uma fragrância floral feminina da Bond a casa trazendo a homenagem aos lugares e bairros icônicos de NY, e essa fragrância traz as notas de grama, de mirtilo, de jacinto, ele tem rosa, tulipa, o vetiver que é super refrescante, então ao mesmo tempo em que ele traz as flores que tornam esse perfume extremamente feminino e delicado, ele traz a refrescância sutil das notas verdes, uma delas a grama que é uma nota super diferenciada na perfumaria, bastante icônica, poucas são as casas de perfumaria que trabalham com essa nota, e combina por conta desse motivo com o campo. Então essa mulher consegue trazer os próprios elementos do campo para esse ritual de perfumação dela fazendo com ela se integre nesse ambiente, que ela consiga relaxar, inclusive através do perfume dela.

 

Na praia

– Para as mulheres que vão passar o verão na praia, eu indico o Lemon Line de Mancera, ele é uma fragrância compartilhável, mas tem alguns acordes florais, no caso especialmente a violeta, junto a essa overdose de limão, então é um perfume um pouco mais esportivo, que traz essas notas extremamente refrescantes, ele tem inclusive a leve picância do limão, depois estabiliza na pele, é um perfume leve, que combina demais com a praia por que a praia é um local onde é um pouco mais difícil se usar fragrâncias que tenham notas um pouco mais pesadas, como madeiras mais intensas, notas mais marcantes, então ele combina bastante com esse ambiente, então além das notas cítricas, especialmente o limão e a lavanda, ele traz as flores brancas, que são elementos que estão ficando cada vez mais em alta na perfumaria de nicho, ele traz um leve toque do almíscar e do musgo, muito ao fundo da fragrância e muito sutil, garantindo um pouquinho mais de fixação.

PERFUMES PARA OS HOMENS

Na cidade

O perfume que o Flávio Saquett separou para a cidade é o Percival, de Parfums de Marly. Uma fragrância cítrica, uma família olfativa já consolidada dentro do nicho, é um perfume cítrico frutado, de alta qualidade, como toda a coleção de Parfums de Marly. Um cítrico que apesar de ser frutado, tem uma durabilidade maior na pele, então se esse homem passará o período do verão na cidade, ele pode trabalhar, pode ter pequenas coisas a fazer na cidade, e consegue fazer tudo isso estando bem perfumado de maneira leve e que não agrida o olfato de quem o cerca. Normalmente os perfumes masculinos são intensos demais, potentes demais e o Percival traz esse equilíbrio, essa leveza das fragrâncias cítricas, ele tem um topo de bergamota, traz um toque de lavanda, gerânio, tangerina, também tem acordes florais de jasmim. Com coentro e canela (entram como especiarias) e as madeiras verdes ao fundo também com algumas madeiras mais quentes garantem a fixação e também fazem com que a fragrância projete ainda mais na pele.

No campo

O Flávio, selecionou, para os homens que passarão o verão no campo, o Vetiver de Rojas.

A Rojas que é a casa mais luxuosa do mundo e está se tornando muito comprada entre os milionários, apresenta o Vetiver de Rojas muito elogiado justamente pelo diferencial de trazer aquele toque mais terroso da raiz do vetiver, é um perfume que combina muito com o campo porque normalmente a nota do vetiver está associada a fragrâncias extremamente refrescantes, geralmente mescladas a notas bastante cítricas; é um perfume que tem um frescor mas ao mesmo tempo é profundo, como se você se sentisse literalmente passeando pelo campo.

Na praia

E o Mandarino de Amalfi Aqua de Tom Ford, o Flávio selecionou para os homens que passarão esse período na praia, por remeter aos cítricos das ilhas italianas, trabalhados com a maneira minimalista de Tom Ford para que as principais notas desse perfume apareçam, ele é eau de parfum, então terá um desempenho tradicionalmente um pouco melhor na pele, justamente por ser um perfume mais leve, o fato de ser um eau de parfum faz com que ele tenha uma qualidade um pouco maior, traz notas de hortelã, groselha negra, limão manjericão, pimenta negra, coentro, a flor de laranjeira que é o toque do Neroli, sálvia, vetiver, almíscar, ládano. É um perfume extremamente refrescante que agrada a todos os gostos pois existe um equilíbrio muito grande na pirâmide olfativa, nenhuma nota se sobressai sobre as outras, mas os cítricos, justamente por ser a proposta do perfume acabam aparecendo ainda mais, então a gente sente bastante a flor de laranjeira, sente bastante a hortelã, sente os acordes cítricos no geral e principalmente o limão. Tom Ford faz as fragrâncias para que as principais notas apareçam, então a gente sente demais esses cítricos sem perder a qualidade para notas extremamente voláteis por que ele traz as notas intensas na composição também.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar