Os benefícios 3 em 1 da Neolipo: já ouviu falar?
Lá se vão mais de 30 anos desde que a primeira lipoaspiração foi realizada no Brasil, supervisionada pelo inventor da técnica Yves-Gerard Illouz. Hoje, já é o segundo procedimento estético mais realizado do país conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e está na agenda de muita gente para começar o ano com o visual renovado. Mas os avanços tecnológicos abriram a possibilidade de atender três objetivos dos pacientes com o mesmo recurso: é o advento da neolipo.
“Está ocorrendo uma verdadeira revolução na lipoaspiração, com o surgimento de conceitos inovadores e tecnologias agregadas, é o que podemos chamar de neolipo”, destaca o cirurgião plástico Leandro Faustino. “Dentro deste conceito mais moderno, esse procedimento não é indicado apenas para tratar a gordura localizada, mas também para definir os músculos, promovendo maior definição corporal, e para a retração da pele flácida, com os recursos da lipo a laser, do plasma e da radiofrequência bipolar”, explica. “São três variáveis que podemos resolver para as diferentes demandas dos pacientes, coisa que nunca havíamos imaginado antes para a lipoaspiração”.
Faustino ressalta ainda que, dentro das tendências mais atuais, a versatilidade e relevância da lipoaspiração fará com que, em breve, ela se torne uma subespecialidade da cirurgia plástica. “Assim como já existem cirurgiões especialistas em áreas como nariz, face, mama e reconstruções, teremos também especialistas na neolipo”, indica o cirurgião.“Na neolipo, lidamos com pele, gordura e músculos, então essa gama maior exige o domínio de várias técnicas e tecnologias de ponta, garantindo que o cirurgião possa entregar os melhores resultados para cada necessidade específica dos pacientes”, esclarece.
A lipoaspiração é indicada para qualquer região do corpo em que exista gordura localizada, seja braço, abdômen, braços, cintura, costas, joelhos ou coxas. “Em homens é mais comum na região do tórax anterior, abaixo do umbigo e nas laterais, que é o padrão masculino de acúmulo de gordura”, indica o Dr. Leandro Faustino. “Já nas mulheres, é mais frequente na região abdominal, flancos e culotes”, acrescenta. “É importante reforçar que não é um recurso para emagrecer ou para tratar celulite, embora com as técnicas da neolipo seja viável melhorar um pouco a flacidez da pele e o contorno corporal”. O cirurgião plástico lembra também que, assim como os demais procedimentos cirúrgicos, só deve ser realizada em pessoas que apresentem um quadro de saúde estável ou que estejam com possíveis doenças crônicas como hipertensão e diabetes controladas. “Os exames pré-operatórios precisam atestar que o paciente está com um quadro geral bom de saúde, caso contrário não é seguro”, conclui.
O Dr. Leandro Faustino responde as dúvidas mais comuns que costuma receber dos pacientes que desejam realizar a lipoaspiração:
Deixa cicatriz visível?
“Não, os pontos são em áreas escondidas do biquíni ou da roupa íntima, ou por dentro do próprio umbigo”.
Em quanto tempo vou atingir o resultado definitivo?
“O resultado definitivo de uma lipo leva em média de 4 a 6 meses”.
O pós operatório da lipo é muito doloroso?
“Há um nível de dor leve a moderada, mas facilmente controlável com medicação”.
Há perigo nesse tipo de procedimento?
“Como em todo tipo de cirurgia, existem riscos de reações adversas e reações anafiláticas desconhecidas, que são raras. Mas a segurança do paciente começa na escolha do cirurgião. Ele deve ser um especialista em cirurgia plástica, especializado nas técnicas da neolipo e cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento pode ser feito em clínicas ou hospitais, desde que o local tenha infraestrutura para situações de emergência e liberação da Anvisa para esse tipo de atividade, o que deve ser questionado na consulta. Por último, o médico precisa estar disponível para, junto com sua equipe, estar atento a qualquer intercorrência, acompanhar a evolução durante a lipoaspiração em si e a recuperação do paciente”.
Que tipo de anestesia é utilizado?
“Depende de quantas áreas forem lipoaspiradas. Se for só uma área, podemos fazer uma anestesia local, se forem várias, a preferência é pela anestesia geral”.
Qual o período de internação?
“O tempo de internação varia conforme a região do corpo e a quantidade de gordura, então menos regiões e áreas menores podem ser feitas até mesmo em uma clínica, enquanto regiões maiores podem exigir até dois dias de internação hospitalar”.
Quando são retirados os pontos?
“Os pontos são retirados dentro de 10 dias, em média”.
É possível voltar a engordar nas regiões lipoaspiradas?
“Sim, mas o que acontece é que essas regiões tendem a engordar menos, aí a pessoa que volta a ganhar peso depois da cirurgia vai perceber uma mudança no local. Se, por exemplo, o paciente aspira a região do abdômen e depois ganha 10 quilos, vai perceber que o abdômen não engordou tanto quanto o restante do corpo. Contudo, é comum que pacientes voltem depois de alguns anos a refazer a lipoaspiração devido a novo ganho de peso”.
É preciso ficar de repouso? Por quanto tempo?
“O pós operatório costuma ser mais desconfortável nos primeiros três dias, então solicitamos um repouso de pelo menos cinco dias se for uma lipo maior. Se for uma lipo pequena, o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte. É importante fazer as sessões de drenagens pós-operatórias por dois ou três meses, com acompanhamento de uma equipe de pós-operatório, além de usar cintas elásticas, também de um a dois meses, dependendo da evolução do paciente.