O que é Comida de Verdade?

Você deve escutar bastante por aí que devemos consumir mais comida de verdade, porém na hora de ir ao mercado existem tantas opções que fica um pouco difícil definir o que realmente é isso. Por conta disso, muitas vezes compramos alguns alimentos pensando que estamos fazendo boas escolhas, mas que na verdade são uma pegadinha.

Por isso, para a minha primeira matéria aqui no Afina Menina vou te explicar melhor o conceito de comida de verdade para que você possa fazer escolhas realmente saudáveis e que te levarão no caminho do seu objetivo com mais saúde e vitalidade.

Gosto de separar os alimentos em 4 categorias diferentes, que são:

Categoria 1

Alimentos in natura. Aqueles que são plantados ou colhidos, que não passam por nenhum tipo de processamento. São as frutas, verduras, carnes, oleaginosas, ovos. Existem ainda nesta categoria os vegetais que passam praticamente por zero processamento, porém são congelados. Aqui entram os vegetais congelados.

Categoria 2

São alimentos que passam por pouco processamento, porém sem a inclusão de aditivos. Nesta categoria estão os grãos integrais, manteiga, vinagre, flocos de aveia e os óleos prensados a frio, por exemplo.

Categoria 3

Nesta categoria, se enquadram os alimentos que passam por processamento, porém contém poucos ingredientes e não possuem conservantes e aditivos nesta lista. Alguns exemplos são os iogurtes com apenas dois a três ingredientes, os queijos, algumas geleias, pães de qualidade, e alguns cereais. O mais importante é ficar de olho na lista de ingredientes.

Categoria 4

Por fim, entram todos os outros produtos que são conhecidos como ultraprocessados. A lista de ingredientes normalmente é grande e são os tipos de alimentos que dificilmente você conseguiria preparar em casa, pois eles precisam do processo químico da indústria. Por este motivo, são facilmente descritos na lista de ingredientes os corantes artificiais, aromatizantes, gorduras hidrogenadas, emulsificantes, acidulantes e tantos outros compostos para aumentar o tempo na prateleira e realçar a cor e o sabor.

É nesta última categoria que entra o grande problema para tantas doenças que possuem como base a alimentação ruim, destaco aqui a obesidade que hoje acomete 1 a cada 4 pessoas no Brasil. Sendo que o percentual de pessoas com excesso de peso no Brasil é de 60,3% segundo dados divulgados em 2019 pelo IBGE.

O primeiro passo para uma mudança em direção à saúde é entender bem essas categorias alimentares e pensar nela como se fosse uma pirâmide, onde na base temos a categoria 1 e no topo a categoria 4. A partir do momento que começamos a trazer a nossa alimentação para o pensamento consciente, do que o inconsciente e emocional, damos um passo em direção à saúde e também ao resultado estético que muitas vezes almejamos. Nós podemos consumir de tudo, não há restrição, mas há moderação. Tenha o hábito de ler a lista de ingredientes e, se ficar na dúvida, descasque mais e desembale menos.

Te desejo sempre mais e mais saúde!

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista – CRN 760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar