Atividade física durante a gestação

A prática de exercício físico de forma regular é reconhecida como parte de um estilo de vida saudável. Quando falamos de gestação falamos de saúde, portanto ambos assuntos possuem uma forte ligação.

Nas três últimas décadas, houve uma mudança de paradigmas em relação as recomendações anteriores de repouso e interrupção das atividades físicas, passando ao estímulo à prática regular de exercícios neste período da vida.

A prática de atividade física durante a gestação deve ser estimulada em toda e qualquer gestante que não possua fatores de risco para a prática de exercícios. Vale lembrar, que toda gestante deve ter o acompanhamento de um educador físico, e autorização do seu pré-natalista.

As gestantes, antes sedentárias, devem iniciar a prática com atividades leves podendo posteriormente aumentar a intensidade caso adquiram melhor condicionamento físico. No caso das mulheres fisicamente ativas, a orientação deve ser a manutenção das atividades que já está acostumada, e realizar adaptação quando necessário.

As gestantes saudáveis devem ser orientadas a realizar atividades físicas de 3 até 5 vezes por semana por no mínimo 30 minutos.

Com relação ao tipo de atividade orienta-se evitar as atividades de impacto como as lutas corporais e esportes com riscos de queda como o hipismo, patinação, etc.

As mais realizadas são a caminhada e os esportes aquáticos, sendo que estes últimos ainda trazem um benefício extra na melhora do edema.

Estudos recentes sobre a atividade física na gestação apontaram inúmeros benefícios associados a prática de atividade física  como a melhora da função cardiovascular , ganho de peso controlado , controle de dores lombo-pélvicas, redução de edemas , melhora das cifras de glicemia, melhora da disposição, melhora na qualidade do sono , redução dos índices de parto cesárea, prevenção da depressão pós parto e muitos outros.

Portanto, se seu médico liberou a prática de atividade física, escolha sua modalidade , vista uma roupa bem confortável, coloque as “desculpas” de lado e comece hoje mesmo a se exercitar, você estará fazendo bem para você e para seu bebê.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar