Fitness: Verão quadrado e agendado

A expressão “cada um no seu quadro” foi atualizada com sucesso em 2020. A pandemia mudou completamente o hábito dos brasileiros. Na academia, é necessário agendar horário, realizar as aulas coletivas, de cardio ou treinos na musculação em espaços demarcados para respeitar o distanciamento de um metro e meio; usar máscara; higienizar as mãos com álcool em gel e os equipamentos antes e depois do exercício; medir a temperatura na recepção e, se constatada qualquer anormalidade, o cliente deve retornar para casa; dispensers de álcool em gel espalhados pelo ambiente; respeitar a limitação de frequentadores e equipamento; e cada cliente deve levar sua garrafa de água e toalha.

A Covid-19 expôs o estilo de vida nada saudável dos brasileiros. Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, IBGE e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo relatam que o Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo, mais da metade da população está acima do peso, 9 milhões têm diabetes e 60% dos idosos são hipertensos.

O estudo realizado pelas Universidades Federais do Ceará e da Paraíba, Centro Universitário de João Pessoa e a Universidade Estadual do Aracaú – reforça e comprova a importância da atividade física diária. Adultos que se exercitaram durante a pandemia apresentaram melhor qualidade de vida, dormiram melhor e reduziram o nível de estresse, depressão e ansiedade.

O novo jeito de treinar na academia é seguro. Todas as medidas adotadas pelas academias foram revisadas por Professoras Doutoras Pesquisadoras do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Segundo Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, “para garantir um ambiente seguro e tranquilo, a rede adotou regras mais rígidas de frequência e higienização. No quesito limpeza, uma equipe especializada em desinfecção foi contratada para limpar a academia a cada hora. O sistema de ar-condicionado realiza a troca do ar sete vezes por hora. Todos devem usar máscaras e respeitar o distanciamento. O maior bem da Bodytech são seus clientes, professores e colaboradores”.

A pesquisa realizada pela Kelton, agência de consultoria estratégica especializada em pesquisa de mercado, traz um resultado positivo: 9 em cada 10 frequentadores que retornaram às academias expressam total confiança nas precauções de segurança e procedimentos de limpeza.

O Projeto Verão quadrado e agendado sofreu algumas alterações e está mais leve. Desta vez a corrida para ficar em forma tem outra motivação e significado. “Ao invés de realizar treinos intensos e investir em dietas (muitas vezes malucas), as pessoas decidiram cuidar da saúde e unir exercícios e alimentação saudável de maneira equilibrada e consciente. A atividade física é o melhor remédio e investimento para prevenir doenças, ajuda a manter o bem-estar físico e mental (ameniza sintomas de estresse e ansiedade). Estar em movimento aumenta a resposta do sistema imunológico, é uma maneira eficiente para controlar casos de pressão alta e diabetes, possibilitando até mesmo a diminuição de medicamentos”, ressalta Netto.

Aplicando oito dicas específicas, é possível perceber como o exercício pode melhorar a qualidade de vida. E esses benefícios podem ser alcançados independentemente da idade, da condição física passada ou atual e do nível econômico social. “Uma pequena mudança nos hábitos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Essa pode, inclusive, impulsionar a carreira profissional”, enfatiza Netto.

O diretor técnico da Bodytech listou oito motivos para investir na atividade física. Saiba quais são:

1) Combate de doenças crônicas

2) Melhora a qualidade do sono

3) Pode e deve ser uma forma de entretenimento

4) Reduz a ansiedade e depressão

5) Ajuda a manter o alto astral

6) Controla o peso corporal

7) Melhora o desempenho profissional

8) Propicia longevidade

Confira seis dicas e cuidados na utilização de máscara durante a atividade física:

1) Respire devagar e profundamente, ao invés de tentar aumentar a frequência respiratória, a barreira proporcionada pela máscara dificultará a captação de oxigênio e eliminação de CO2.

2) No momento atual, o ideal é focar na saúde, e os treinos devem ser realizados com intensidade leve ou moderada. Os exercícios de baixa intensidade exigem menos alterações e, consequentemente, geram menor desconforto.

3) Para ser eficiente, a máscara deve cobrir boca, nariz e ficar rente ao rosto, mas sem incomodar.

4) Ao realizar atividades mais intensas ou de longa duração, por exemplo, ciclismo ou corrida, tenha sempre um EPI de reserva. O acessório molhado perde a capacidade de filtração.

5) Durante o treino, é essencial prestar atenção e monitorar as sensações. Ao perceber algo fora do normal, pare e chame um professor. Para controlar o ritmo e medir a percepção de esforço, consulte a escala Borg, a qual apresenta uma numeração que costuma ir de 0 a 10. Nesse sentido, o número 0 significa o estado de repouso, em que não há esforço mínimo do atleta. Por sua vez, o número 10 envolve o grau de valor máximo, que corresponde ao momento de maior esforço do indivíduo. Neste momento, o aconselhável é não ultrapassar os níveis 7 e 8.

6) Usar máscara nos treinos é uma regra essencial para que todos estejam em segurança. Essa atitude mostra que você se importa com a própria saúde e com a saúde do outro. Não se esqueça de levar a sua toda vez que for treinar.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar