8 dicas para transformar o banheiro numa sala de banho

Quem não gosta de buscar cada vez mais conforto e bem-estar na sua própria casa? Hoje, o mercado dispõe de diversas opções para transformar os cômodos em lugares relaxantes. Um simples banheiro, por exemplo pode virar uma sala de banho. Nesse caso, o ambiente não é focado somente para higiene, mas para o relaxamento, aguçando nossos cinco sentidos. Trata-se de um spa particular que agrega muitos outros elementos, além de um lavatório, vaso sanitário e chuveiro.

 

É claro que quanto mais espaço, melhor, inclusive existem novas construções que já oferecem um novo ambiente interligado ao banheiro para a concepção da sala de banho. Nesse caso o layout fica mais rico e pode agregar mais elementos como a banheira para imersão, poltronas, macas para massagens e outras opções relaxantes.

Mas não desanime caso o seu banheiro não tenha essa configuração. É possível torná-lo uma sala de banho sem precisar de tanto espaço. O importante é caprichar nos elementos que estimulem nossos sentidos, como aromas agradáveis, som ambiente ou som natural e acima de tudo, ser bonito. Acompanhe quais são esses elementos:

  • Banheira: sem dúvida ter uma banheira e uma ótima ducha são as melhores opções. Se houver espaço, é possível colocar uma maca para massagens ou uma poltrona para receber um escalda-pés;
  • Cromoterapia: aposte em lâmpadas LED coloridas. Hoje o mercado oferece modelos que possibilitam a troca de cores por controle remoto;
  • Som ambiente: uma caixa de som para a área do chuveiro ou fonte de água torna o ambiente ainda mais relaxante;
  • Ambiente natural: a conexão com a natureza proporciona o relaxamento, tornando o ambiente mais interessante e sofisticado. Portanto, aposte em luz e ventilação naturais, móveis de madeira tratada e plantas;
  • Kits de chás: é comum observar em salas de banho e ambientes de relaxamento, kit de chás próprios para estimular o relaxamento;
  • Aromatizantes: alguns aromatizantes têm propriedades terapêuticas, trazendo uma sensação de relaxamento. Além disso, são ótimas peças de decoração;
  • Automação: agregar automação na iluminação, no som, no acionamento da banheira, na ducha, ou no fechamento de cortinas traz mais comodidade na hora de adequar o ambiente para o seu relaxamento.
  •  Acessório: aposte na decoração de acordo com a sua vontade lembrando que ambientes mais naturais são mais aconchegantes. As toalhas e tapetes também devem ser os mais agradáveis ao corpo.

Seguindo essas dicas, no projeto inicial da sala, é interessante levar em conta quais artifícios você utilizará para explorar os seus sentidos. E lembre-se: o tamanho do banheiro não impede que você realize seu desejo e o transforme numa sala de banho.

*Tatiane Matsuo é arquiteta e paisagista,  formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Empreendimentos e especialista em desenvolvimento de projetos de arquitetura e paisagismo condominiais e  residenciais, sempre utilizando técnicas de harmonização como feng shui e radiestesia em seus projetos, um diferencial em seu trabalho.

Colaborou com alguns dos maiores escritórios no Brasil, como Gil Fialho, o arquiteto Benedito Abbud, Ricardo Vasconcellos e em projetos de grandes incorporadoras. É autora de projetos de vários empreendimentos para as construtoras Econ, Cyrela e Pillaster.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar