Ventilador de teto: arquiteta Cristiane Schiavoni elenca as vantagens e os principais cuidados

Quando o calor chega, podemos sempre contar com o ventilador de teto. Apesar dos estigmas de outrora ligados, principalmente, aos modelos barulhentos e quebráveis, o aparelho evoluiu, ganhando novos designs e avanços tecnológicos.  Atualmente, existem diversos produtos no mercado que oferecem mais praticidade, resistência e, acima de tudo, beleza.

Além da versatilidade, o item possui inúmeras vantagens. “Com os avanços, ele vem deixando de ser um equipamento controverso, ganhando diferentes opções de cores, formatos, tamanhos e acabamentos”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Se você ainda não está totalmente convencido de seus benefícios, a profissional reuniu algumas dicas para ajudar nessa missão. Confira a seguir:

1) Instalação: 

Antes de escolher o modelo que atenda as necessidades, o morador deve observar alguns aspectos importantes. “É necessário pensar nas dimensões, acesso, mecânica e estabilidade da peça”, conta Cristiane.  Além disso, é preciso se atentar ao tamanho do ventilador em relação ao cômodo que ele será instalado, de forma que não se apresente como uma peça desproporcional.

Antes de escolher o ventilador de teto ideal, o morador deve se atentar à algumas questões de instalação | Projeto: Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

Ele pode ser instalado em todos os ambientes da residência, desde os quartos, varandas, salas de jantar, estar, cozinha, e até banheiros. Porém, cada lugar possui suas especificidades. Nos dormitórios, o recomendado são as peças mais silenciosas e com controle remoto, facilitando seu acionamento. Em ambientes sujeitos à umidade, gordura, calor e vento, os ventiladores devem ser mais resistentes, fabricados com materiais adequados à essas condições.

2) Cuidados na instalação: 

A profissional recomenda que o equipamento seja instalado em lajes de concreto, pois ficam mais seguros. Cristiane não considera a fixação diretamente em um rebaixo de gesso, pois corre-se o risco iminente da estrutura cair. “Nesses casos, o melhor é incluir uma viga na laje, de forma que aumente a resistência do teto”, afirma. Além disso, a superfície deve suportar uma carga de até 25 quilos.

Uma instalação correta garante mais segurança aos moradores | Projeto: Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

A parte elétrica deve ser observada atentamente. Antes de tudo, é preciso se preocupar com as voltagens, elegendo o modelo compatível com o funcionamento da residência. “O auxílio de uma mão-de-obra especializada será necessário, sobretudo, nas situações em que serão usados dois retornos, um para ligar a luz e outro para o ventilador”, aconselha a profissional.

Outra orientação necessária é medir o pé direito do cômodo. O mais indicado é que a instalação ocorra apenas em tetos com altura igual ou superior a 2,30 m. Já as pás do ventilador devem registrar uma distância mínima de 0,5 m das paredes e móveis altos.

3) Ventilador de teto x ar condicionado: 

Não tem como negar que o ar-condicionado se tornou o queridinho das casas, principalmente em lugares com temperaturas altas. Porém, isso não anula a importância do ventilador de teto. Afinal, eles se encaixam em cenários diferentes e um não exclui o outro.

Ventilador de teto e ar condicionado podem conviver no mesmo espaço, possuindo diferentes especificações | Projeto: Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

Se for para escolher entre os dois aparelhos, o ideal é saber exatamente o que deseja para o ambiente. “O ar-condicionado traz o controle da temperatura, sendo essa sua maior vantagem. Já o ventilador de teto, como ele não tem esse recurso, oferece mais frescor, existindo a possibilidade de deixar as janelas abertas, o que não é possível na primeira opção”, comenta Cristiane Schiavoni.

Em regiões em que o calor não é excessivo e nem constante, apostar no ventilador de teto se revela uma opção mais econômica em relação à conta de luz. Quanto à estética, ele oferece maior diversidade de modelos, cores e materiais que podem combinar com a decoração do espaço. Além disso, o equipamento distribui melhor o ar, refrescando o local.

4) Manutenção: 

A limpeza é primordial, tanto da peça quanto do ambiente. Com o tempo, a poeira se acumula nas pás e, se não for retirada, se espalha. “A higienização é essencial para evitar a proliferação de ácaros, que por sua vez podem causar alergias e doenças respiratórias”, alerta a arquiteta.

Ademais, o vento do ventilador de teto levanta o pó do cômodo em que está instalado. Mais uma vez, é de extrema importância que tudo esteja limpo, evitando problemas de saúde.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar