Educadora física ensina como realizar exercício aeróbio e dar um upgrade nas aulas de Pilates com o Reformer

Mudar o treino e incluir novos estímulos é essencial para obter resultados e sair da zona de conforto; assim como a vida, a atividade física requer novos desafios e novas etapas para evoluir na jornada fitness. A proposta é investir em exercícios aeróbios com a ajuda do aparelho reformer e, assim, dar um upgrade nos treinos de Pilates no estúdio.

Engana-se quem acha que a modalidade é uma opção apenas para realinhar e corrigir a postura ou fortalecer e dar tônus muscular. O Pilates é uma excelente opção para quem quer aprimorar a performance em outros esportes, pois ajuda a melhorar a flexibilidade, a mobilidade, o movimento e a ter consciência corporal. “A execução de cada exercício é uma ação lenta, refinada e precisa. Esse é o padrão normal. Para dar um upgrade e proporcionar movimentos rápidos com o objetivo de aumentar a frequência cardíaca e trabalhar a parte aeróbia, as atividades indicadas são: polichinelo, corda e corrida estacionária entre as séries para ocasionar maior gasto calórico”, recomenda Carla Banietti, educadora física e consultora fitness da MetaLife, empresa fabricante de equipamentos de Pilates.

Confira o treino elaborado e aproveite as dicas da especialista para potencializar a atividade física:

Os exercícios devem ser realizados nos intervalos das execuções mais precisas para aumentar a intensidade e gastar calorias. Serão realizadas quatro séries com 12 repetições cada uma e escolha qual atividade aeróbia realizar no descanso ativo.

Primeira série: serão quatro saltos na plataforma específica para esta ação.

1) Posicione o equipamento, selecione as molas vermelha e azul. A primeira execução deve ser feita com os dois pés, com os calcanhares juntos, estendendo bem as pontas, como os “sautéss” do ballet.

2) A cada salto, faça o afastamento das pernas, o máximo que puder e em seguida, volte para a posição inicial com os calcanhares unidos na plataforma.

3) Saltou, eleve uma das pernas com os joelhos estendidos e vá alternando os movimentos, como no “grand battement” do ballet, e volte para a posição inicial.

4) Alterne os saltos, flexione os joelhos (apoio unipodal) e faça a troca alternada no momento aéreo, aterrissando e saltando com uma perna de cada vez.

Segunda série: selecione as molas vermelha e azul, fique na lateral direita do reformer, de frente para a barra de pés e apoie as mãos, coloque o pé esquerdo na ombreira, estenda o joelho e a cada volta do carrinho, a perna de apoio que está no chão, deve ser lançada para trás, deixando o corpo em suspensão, apoiados apenas no pé que está na ombreira e nas mãos que estão na barra de pés. Repita 12 vezes e troque o lado.

“A frequência cardíaca ficará acelerada. A mola utilizada não pode ser pesada, afinal, a intenção é proporcionar rapidez e agilidade no movimento. A aula fica mais dinâmica e com gasto calórico elevado”, pontua Banietti.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar