Nutricionista Gabi Lodewijks ajuda mulheres no exterior a se integrarem a um novo país
Estar em um país que não é o nativo não é uma tarefa fácil. A nutricionista Gabi Lodewijks, que mora na Holanda, conhece bem o cenário. Foi justamente a sua vivência que a impulsionou a se tornar voluntária no Grupo Mulheres do Brasil, organização com mais de 70.000 mulheres que atua em prol da classe feminina, por meio de ações para mudar o Brasil através da sociedade civil.
A presidente do grupo é a empresária Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza. Os grupos atuam em diversas cidades do mundo como Paris, Bruxelas, Nagoya, Sidney, Vale do Silício e Nova York. Há comitês em diferentes áreas de atuação como cultura, educação, empreendedorismo, integração social, marketing e eventos, além de saúde e bem-estar. “Meu objetivo no núcleo é trazer de volta a identidade de mulheres que vêm morar aqui na Holanda, onde resido atualmente”, aponta.
Segundo a nutricionista, essas mulheres chegam no novo lar cheias de medos, inseguranças e esse período de adaptação costuma mexer com aspectos como autoestima e carreira, por exemplo. “Elas se sentem solitárias, indecisas e muitas vezes se questionam sobre a assertividade da decisão e seu valor na sociedade onde está inserida. O nosso objetivo é justamente reverter esse quadro, trazer uma coisa valorosa: acolhimento”.
O núcleo, no momento, passa por um processo de desenvolvimento de uma cartilha de informações e entrará em ação novamente em janeiro de 2021. “Para as expatriadas é importante se sentirem acolhidas em um país totalmente novo e diferente. Se integrar na nova cultura e costumes a adaptação fica mais fácil, assim como para nós é gratificante oferecer o ombro que precisamos quando chegamos”, define.