Explante mamário é uma das tendências para 2021
Explante mamário (retirada da prótese de silicone) é o destaque entre as tendências de cirurgias plásticas para 2021. Isso porque vem crescendo o número de mulheres que decidem não querer mais ter uma prótese por questões estéticas ou por causa de alguma complicação relacionada ao implante de silicone ou com o implante. A síndrome ASIA e a Doença do Silicone estão entre elas:
- A Síndrome ASIA apresenta sinais e sintomas de doenças autoimunes e que aparecem após a colocação do implante (o implante é o gatilho para esses sinais e sintomas). Fatores genéticos, familiares com antecedentes de doença inflamatória e autoimune são mais propensos a desenvolver essa síndrome.
- A Doença do Silicone é um termo mais genérico e pode englobar todas as complicações do implante de silicone.
O cirurgião plástico Dr. Fernando Amato conta que em 2020 a procura pelo explante aumentou cerca de 100% em seu consultório e maior parte das pacientes buscaram o explante porque estavam insatisfeitas com o resultado estético e tinham sintomas nas mamas como dor e deformidade por causa do implante.
As doenças relacionadas ao implante de silicone são raras, mas existem. Por isso, o especialista chama atenção para os seguintes sintomas: queda de cabelo, unha quebradiça, irritabilidade, insônia, cansaço, alteração de humor e depressão.
Lipoaspiração – Em 2021, a lipoaspiração permanece entre as tendências, já que nem sempre a alimentação saudável, equilibrada e a prática diária de atividades físicas fazem sumir aquela gordura localizada no abdômen.
“A tecnologia aliada à Medicina fez evoluir a técnica de lipoaspiração para atender a esses pacientes. Existem diversos aparelhos que podem ser associados para refinar a lipoaspiração, possibilitando o médico esculpir o contorno corporal de forma mais segura e precisa, resultando em uma aparência mais harmônica e até evidenciando melhor a musculatura”, explica o especialista.