Verão: Nutricionista dá dicas de alimentação em dias muitos quentes

Apesar de o verão não ter chegado oficialmente, os termômetros já estão nas alturas em grande parte do Brasil.  Com alguns ajustes, a alimentação pode ajudar, e muito, a lidar com as altas temperaturas.
“A temperatura corporal eleva e nosso nosso corpo pede alimentos  e ingredientes saudáveis. Também devemos optar por modos de preparo mais magrinhos . Na hora de preparar os pratos, ao invés de  frituras , opte por grelhados”, pontua a nutricionista Juliana Vieira
A profissional afirma que frutas, verduras, legumes e cereais podem e devem ser consumidos em abundância e, de preferência, crus.
“Saladas de frutas coloridas enriquecem o organismo e equilibram o corpo e podem ter a receita incrementada com cereais. Esses alimentos auxiliam na hidratação corporal e reposição de sais minerais que foram eliminados com a sudorese e muita água para manter a hidratação”, pondera.

Em dias muito quentes, feijão não é uma boa pedida 

“O feijão puxa muita energia do seu corpo. Em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquido e sais minerais perdidos diariamente”, explica a nutricionista.

Alimentos para incluir no cardápio alimentar no calor

Melancia, é uma das melhores frutas para consumir no verão devido ao seu alto poder de hidratação.
Água de coco
Tomate
Saladas de folhas
Frutos do mar
Frutas
Peixes
Carnes magras .
Sorvetes e picolés de fruta.

Evite: 

Preparações gordurosas (feijoada, maionese e frituras).
Sorvetes e picolés cremosos
E quando quando vamos encarar aquele sol forte, seja na praia, na piscina ou até mesmo a trabalho, o que comer ?
“Cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola e folhas verdes escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis. Se quiser ficar bronzeado, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno ajuda a manter o bronze por mais tempo”
Se quiser levar um lanche de casa é bom evitar são alimentos que necessitam de refrigeração, como queijos, iogurtes e carnes.
“Eles devem ficar o menor tempo possível expostos à temperatura ambiente”, afirma Juliana.

Para quem quer perder peso, o verão pode dar uma ajudinha

“No verão é mais fácil perder peso, pois as temperaturas altas  favorecem a perda de líquidos por meio do suor e, com isso, comemos menos . É também um período em que não sentimos tanta fome, já que não precisamos de energia extra para nos manter aquecidas”, finaliza a nutricionista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar