Especialistas se reúnem para falar sobre alergia alimentar

Alergia alimentar no adulto e quais as vacinas que merecem cuidado são alguns dos temas que estão na grade de programação do XI Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI, que acontece nos dias 04 e 05 de dezembro e será totalmente online, o que proporcionará a participação de muitos especialistas que não conseguiram vaga no ano de 2019, quando o evento ainda era presencial.

Na edição 2020, a programação inclui atualizações nos diferentes âmbitos da alergia alimentar. “Especialistas com vasta experiência no assunto abordarão situações complexas e comuns na prática clínica, discussão de casos clínicos e atualização no diagnóstico e tratamento. A convidada internacional, Dra. Mirna Chehade, da Mount Sinal Medical School (NY/EUA) estará online para falar sobre ’Diagnóstico e Manejo da Esofagite Eosinofílica‘, estreitando laços entre os serviços do Brasil e do mundo e compartilhando informações e dúvidas”, explica a Coordenadora de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Renata Cocco.

Sintomas – Casos de alergia alimentar crescem em todo o planeta. Os sintomas são bastante variados e podem se manifestar de vermelhidões locais isolados a um colapso cardiovascular. Entre as manifestações possíveis, destacam-se as cutâneas, gastrointestinais, respiratórias e as cardiovasculares.

Existe uma lista de oito principais alimentos alergênicos: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. No entanto, vários outros alimentos vêm paulatinamente ocupando espaço nessa lista, caso das sementes (destaque para o gergelim) e algumas frutas. A frequência de alergia a amendoim e castanhas aumentou entre a população pediátrica nos últimos anos.

No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelha com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

Serão mais de 15 temas discutidos durante os dois dias do XI Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI. “É o último evento do ano da ASBAI e um dos mais importantes do País no que diz respeito à área de Alergia Alimentar. Este ano, o formato online prestigiará um número maior de especialistas, que poderão reciclar e levar conhecimento à sua prática clínica diária”, conta Dr. Flavio Sano, presidente da ASBAI.

XI Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol / ASBAI

Data: 04 e 05 de dezembro

Programação e Inscrição: https://girassol2020online.com.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar