Quatro dicas para prevenir doenças oculares em seu pet

Cuidar de um cãozinho vai muito além de aplicar as vacinas em dia. Observar os sinais do corpo do seu cão são essenciais para tornar a vida dele mais saudável. Um deles é prestar atenção à saúde dos olhos do seu animal. Estudos* apontam que 25% do filme lacrimal dos cães, substância responsável pela lubrificação ocular e nutrição das córneas, é evaporado, acarretando afecções nos olhos. Tais afecções evoluem, podendo danificar permanentemente a visão do seu pet.

“As principais alterações que os tutores podem verificar são coceira (prurido) ocular ou na face, o pet ficar piscando constantemente (blefarospasmo), intolerância a luz (fotofobia), evoluindo até para apatia e diminuição de apetite. Também é possível observar olhos vermelhos ou até mesmo secreção ocular em excesso”, explica a veterinária especializada em oftalmologia pela Anclivepa SP e docente do curso, Dra. Carinne Liessi Brunato.

Para a especialista, a melhor forma de combater o problema é focar na prevenção, para que o animal não desenvolva doenças oculares mais graves:

– Evite a exposição excessiva ao vento

Sabe quando levamos nosso cãozinho no carro e deixamos ele colocar a cabeça para fora? Este comportamento, em excesso, pode acarretar ressecamento, coceira e desconforto ocular, evoluindo para doenças oftálmicas mais graves. “São agravantes em animais com predisposição a afecções oculares”, enfatiza Brunato. Isso não vale apenas para o ambiente externo, mas até mesmo deixamos o cãozinho em um cômodo com o ar condicionado ligado.

– Cuidado com o uso de sopradores e secadores

Quando os tutores dão banho em casa ou levam para algum petshop, é importante se certificar de que a temperatura e intensidade dos sopradores ou secadores está adequada e se não estão direcionando o jato de ar  diretamente nos olhos do pet. Do contrário, pode levar o cãozinho a desenvolver blefarospasmo ou prurido (coceira) ocular ou na face.

– Prevenção ainda é o melhor remédio

Sabe o ditado popular “Prevenir é o melhor remédio”? Ele vale também para os cuidados com a saúde do seu pet. Prevenção é a melhor maneira de evitar o agravamento de doenças oculares, portanto, utilize produtos específicos para a higienização dos olhos e das pálpebras. Uma opção é a aplicação pré ou pós banho dos colírios lubrificantes Vet Fresh da Linha Oftálmica Soft Care, da Pet Society. Os produtos promovem lubrificação, hidratação e higienização da superfície ocular, limpando os olhos e trazendo alívio e conforto prolongado para o seu melhor amigo. Já para os cuidados diários, é indicado o Eye Clean Up, que promove limpeza diária e evita o acúmulo de sujeira ao redor dos olhos.

– Tenha atenção redobrada com raças braquicefálicas, como Shih Tzu, Buldogue Francês e Pug

Segundo levantamento realizado pela DogHero**, as raças braquicefálicas Shitzu, Buldogue Francês e Lhasa Apso estão entre as dez mais populares entre os brasileiros. Para os tutores que possuem cães pertencentes a estas raças, o cuidado deve ser redobrado. “Observamos que os cães pertencentes às raças braquicefálicas possuem uma incidência maior de doenças relacionados aos olhos devido à exposição do bulbo ocular”, explica Brunato. Entretanto, o cuidado não se limita a elas porque todos os cães são suscetíveis às doenças oculares.

*Estudo publicado no livro Oftalmologia Veterinária, Quinta Edição. Capítulo Doenças e Cirurgias no Sistema Nasolacrimal dos Cães, por Bruce H. Grahn and Lynne S. Sandmeyer.

** Levantamento realizado pelo aplicativo Dog Hero com mais de um milhão de tutores de cães e gatos cadastrados na plataforma durante 2019.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar