Medicamentos para diabetes tem crescimento de 22% em 2020, aponta Farmácias APP
Conhecida por ser uma doença silenciosa, a diabetes atinge atualmente mais de 13 milhões de brasileiros, isto é, 6,9% da população brasileira, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes. Apesar de não ter cura, existem dezenas de tratamentos e fármacos que auxiliam no controle. Além disso, o Dia Mundial da Diabetes (14/11), tem como objetivo conscientizar a população sobre esse mal e seus desdobramentos.
Um levantamento realizado pelo Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de saúde e beleza, aponta que as vendas de medicamentos para a doença aumentaram 22% se comparado ao mesmo período no ano anterior (dados comparam os meses de janeiro a setembro de 2019 versus 2020). Em setembro deste ano o aumento foi de 18% comparado ao mesmo mês no ano passado.
De acordo com a empresa, a classe agonistas GLP 1 (indicado para pessoas com diabetes mellitus tipo 2) foi a classe de medicamentos dedicados a diabetes com maior crescimento no ano, com alta de 59% em 2020 e 56% em setembro, no comparativo com o mesmo período no ano de 2019.
Em 2º lugar, a categoria mais vendida foi a de antidiabéticos inibidores de sglt2 (que atua como hipoglicemiantes oral), com aumento de 44% no ano e 36% no mês de setembro, comparado a set/19. Os testes para diabetes não ficam de fora e obtiveram incremento de 21% no ano e 28% apenas no mês de setembro, em relação ao mesmo mês no ano anterior.
Os dados apontam também queda na venda de medicamentos da classe glinida (ajudam o pâncreas a produzir mais insulina), chegando a -84% no ano e -90% no mês de setembro, em relação ao mesmo período no ano passado. Outra classe de medicamentos que também sofreu decaída foi a de Inibidores da alfa-glicosidase (diminuem a velocidade de absorção da glicose), que chegou a -20% no ano e -39% em setembro, ante ao mesmo mês no ano anterior.
“Apesar de perigosa, a diabete permite prevenção e controle. O comportamento nas vendas indica que as pessoas estão mais cautelosas em relação a doença e estão mais atentas aos tratamentos, mantendo a saúde em bom estado” afirma Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP.