Pequenas alegrias somam uma grande felicidade

Você já ouviu falar que a felicidade mora nos detalhes, nos pequenos momentos? E mora mesmo! Existe uma explicação biológica para isso: um abraço, uma boa conversa, um passeio no parque, aquela macarronada gostosa… todas estas pequenas alegrias liberam em nosso organismo substâncias químicas que nos trazem sensação de prazer e bem-estar. Elas são chamadas de neurotransmissores e contribuem nas conexões entre os neurônios, auxiliando na transmissão dos impulsos nervosos, garantindo harmonia em nosso corpo.

Dentre eles, podemos destacar endorfina, ocitocina, serotonina e dopamina – apelidados carinhosamente como “o quarteto da felicidade”.

O desequilíbrio de neurotransmissores pode ocasionar problemas físicos e emocionais, entre eles: insônia, ganho de peso, estresse e mau humor. Em casos mais severos, pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios psíquicos como a depressão e a ansiedade.

Diversos medicamentos destinados ao tratamento destes transtornos baseiam-se justamente na regulação dos níveis destas substâncias, promovendo equilíbrio e alívio de sintomas. Mas nem sempre é necessário auxílio farmacológico: alimentação, hábitos e relacionamentos saudáveis são poderosos reguladores.

Vale a pena buscar acesso a nossa “farmácia” particular: render-se àquele abraço apertado, jogar conversa fora com amigos e brincar com nossos pets liberam ocitocina, que atua fortalecendo nossos laços emocionais. Já a endorfina é liberada enquanto dançamos ou damos risadas, diminuindo os níveis de estresse.

Para evitar o mau humor, invista na serotonina, que é liberada naturalmente enquanto ouvimos aquela música que gostamos, praticamos atividade física ou saboreamos nosso doce favorito. Dormir até mais tarde, meditar ou tirar aquela sonequinha revigorante, aumentam os níveis de dopamina, que nos impulsiona a realizar nossos objetivos, por ser responsável pela motivação.

Aproveite estes pequenos momentos e prazeres da vida! Nos pequenos passos do nosso caminho temos oportunidade de desfrutar de doses de afeto, relaxamento, bom humor e motivação, ajudando-nos a encontrar e reconhecer a felicidade. Como diz a canção: “Você vai rir sem perceber, felicidade é só questão de ser! Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar!”.

Isabel Christina Mignoni Homem – Professora da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar