Panela velha é a que faz comida boa? Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina a escolher o melhor recipiente para cada receita

Você sabia que existe uma panela correta para cada tipo de preparo de uma receita? Respondendo essa pergunta e confirmando se é a ‘panela velha que faz comida boa’, o youtuber Glauber Britto, criador do canal Champagne com Dendê, fala do assunto e ensina como a escolha do melhor recipiente pode dar um toque especial para a refeição.

“Existem panelas específicas para cada tipo de preparo e uso de alimentos, por exemplo a cebola não pode ser feita em qualquer vasilha por ser oxidante e tem recipientes que não suportam”, adianta o youtuber, que é conhecido na web por levar o tema gastronomia de forma simples, elegante e acessível para todos. Ele, inclusive, é criador do quadro ‘Receita de uma panela só’, onde utiliza apenas um recipiente para preparar um prato pra lá de especial.

“As panelas que mais conservam o sabor são as de barro, ferro, titânio, esmaltado e cerâmica, as demais alteram levemente o sabor do alimento, mas não é algo muito grave que seu paladar vá sentir tanto a diferença”, completa ele.

Qual a melhor panela?

Para responder essa questão, Glauber diz qual é o tipo de material que não acha tão interessante: “A panela de inox não é tão boa. Ela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, que aumentam a migração do níquel. Panelas de inox não são indicadas para fazer frituras porque esse procedimento aumenta a migração de níquel da panela para o alimento”.

E a panela de pressão: qual é o segredo?

Assim como muitos, Glauber também confessa um certo ‘medo’ ao lidar com a panela de pressão. Porém, o apaixonado por gastronomia dá a dica: “Sempre troque a borracha da tampa, que é a peça fundamental para uma excelente vedação, e use a quantidade certa de líquido para o cozimento, pois se usar uma quantidade menor esse líquido pode evaporar rápido e criar muito ar na panela e aí sim vir a explodir”.

Panela pode ir para a mesa?

É até charmoso levar uma panela bonita para a mesa, não é mesmo? Glauber aprova a ideia e dá a dica: “As panelas que podem ir direto são as de barro, pedra sabão, ferro e titânio. Isso porque existem comidas que depois de prontas não ficam legais se forem transferidas para recipientes, então a ideia é servir direto na panela e ficam bonitas postas a mesa. Temos como exemplo uma boa moqueca em uma panela de barro”.

Mais dicas de panelas:

E será que a panela velha é a que faz comida boa, como diz o ditado? Glauber conta que isso faz sentido sim: “Têm panelas que quanto mais velhas, melhor ficam. As panelas de ferro, que são muito usadas em roças onde ainda se tem fogão a lenha são assim”.

O Youtuber lista qual panela combina melhor com cada tipo de receita:

  • Grelhados e frituras: titânio ou teflon, pois dispensam óleo. Porém o teflon tem que estar bem conservado.
  • Caldos e sopas: escolha panelas de cerâmica ou barro, pois conservam mais o calor.
  • Carnes e cozidos: panelas esmaltadas dão um bom resultado além de não liberar toxinas mesmo em cozimentos mais longos.
  • Arroz e acompanhamentos: a panela de alumínio pode ser uma ótima opção, desde que não se utilize alimentos ácidos como cebola, brócolis e couve.
  • Legumes e verduras: prefira panelas com opção de cozimento a vapor. Assim os vegetais mantém todas as suas capacidades nutritivas.
  • Feijão e molhos: para cozinhar feijão, prefira as panelas de ferro para dar uma incrementada na absorção de ferro da sua família. Ela também é indicada para molhos por conservar a temperatura.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar