Acidente com as mãos requer atendimento especializado
O piloto francês Romain Grosjean sofreu queimaduras nas duas mãos, após grave acidente em que ficou em meio a incêndio por quase 30 segundos no GP do Barein, no último domingo (29). Após avaliação médica, ele permanece no hospital para o tratamento dessas lesões.
As mãos são essenciais para qualquer tarefa do dia a dia, por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) faz um alerta sobre a prevenção de acidentes com as mesmas e, quando há ocorrências, a importância de se procurar um especialista da área para tratar adequadamente o problema.
A invalidez, por exemplo, é uma consequência trágica decorrente de acidentes com as mãos. Em outro caso de repercussão nos últimos dias, um dos confeiteiros mais respeitados do mundo – Buddy Valastro, conhecido como Cake Boss – revelou em entrevista que tem medo de não poder voltar a confeitar, após sofrer um acidente com uma máquina de boliche, em setembro. Ele passou por três cirurgias na mão, mas ainda sente dormência e algumas limitações de movimento em dois de seus dedos.
“As mãos são partes importantes do corpo. O polegar, por exemplo, é o mais importante de todos os dedos, sendo responsável por 40% da capacidade funcional da mão. A pele nas pontas dos dedos também tem papel de extrema relevância, com células de gordura que funcionam como almofadas de proteção para o enorme número de terminações nervosas embaixo delas. Receptores na pele dos dedos respondem ao tato, pressão, toque, dor e temperatura”, explica o diretor de Comunicação da SBCM, Antonio Tufi Neder Filho.
O especialista ressalta que acidentes envolvendo as mãos resultam em enormes prejuízos para a rotina das pessoas. “Por isso, a SBCM faz campanhas constantes de prevenção e de orientação para a busca de especialista em caso de ocorrência, para que o tratamento adequado seja feito o mais breve possível, proporcionando qualidade de vida ao paciente”, conclui.