Em meio ao caos, busque a felicidade! – Afina Menina

Em meio ao caos, busque a felicidade!

Em tempos tão difíceis como estes vividos durante a pandemia, o celebrante de casamentos e estudante de Filosofia, Marco Aurélio Nogueira, mostra como é possível encontrar a felicidade e manter a alegria de viver

É tão simples constatar que a relação das pessoas com o tempo nunca esteve fixamente pautada em uma constância. Diariamente presentes são trancados nas gavetas, e com isso sonhos, planos e objetivos são negligenciados por conta da força da rotina que cerca a vida de todas as pessoas a todo instante.

Citando uma frase de José Mujica, o celebrante de casamentos e estudante de filosofia, Marco Aurélio Nogueira, recorda que “Quando você vai comprar algo, não paga com dinheiro, paga com um tempo de sua vida que teve que gastar para ter esse dinheiro.”  Ele destaca que “talvez essa seja uma realidade que nos aterroriza e nos faz temer o presente com medo do que ele tem a nos revelar. Pois sabemos que a realidade da vida pode machucar, tanto a nós, quanto aqueles que estão ao nosso redor”.

Portanto, uma receita essencial para encontrar a felicidade, destaca Marco Aurélio, “é manter o foco, cuidar do corpo e acima de tudo da saúde mental, para não se deixar governar pelo pessimismo, e nem pela ansiedade, a qual podemos definir como o mal do século”. Além disso, ele ressalta que “sair do modo automático lhe trará liberdade para alcançar novos horizontes, pois como diria Epicuro: ‘As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo'”.

Veja mais  Cinco trocas inteligentes para perder peso com qualidade

Neste ano de 2020, em especial, onde a vida de tantas pessoas foi transformada por um caos mundial, Marco Aurélio Nogueira dá a dica para alcançar a felicidade: “Sei que muitas coisas estão acontecendo não somente dentro, mas também fora de nós. Eventos que nos tiram a paz e confundem totalmente a nossa lucidez e que nos faz duvidar e nos afastar de quem realmente somos”.

No entanto, ele reforça que “a obscuridade da rotina nos oprime, de uma forma cruel, e nos força a sobreviver ao invés de viver. Dentro desta perspectiva vale lembrar do conforto que nos traz as palavras de Sêneca, ‘Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”. Talvez o segredo da vida em busca da felicidade, “é passar enxergar o mundo com o olhar da ‘Gratidão'”, acrescenta.

Marco Aurélio lembra o significado da palavra gratidão e sua aplicação nos dias atuais: “Gratidão – palavra quem vem do latim gratus, que significa agradecido ou grato. Deriva de gratia, que significa graça. Sentimento que toma conta da alma quando alguém recebe e faz o bem”, explica. Além disso, ele completa, “a gratidão tem ligação direta com bons acontecimentos, mas também pode ter relação com experiências difíceis, de superação e fatos ruins que trouxeram algum aprendizado, maturidade e crescimento”.

Veja mais  Verão: 5 hábitos essenciais que contribuem para uma pele saudável

Em busca da felicidade, Marco Aurélio exemplifica com uma citação de Viktor Frankl: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se.”. Finalizando, em poucas palavras ele deixa um conselho valioso: “Acredite. Tudo passa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *