Reflita! Você é feliz com o que tem?

Hoje em dia, muitas pessoas não estão satisfeitas com a vida que levam, ou com algum aspecto dela, seja pessoal, profissional, social, emocional, etc… mas não sabem o que fazer para mudar o que não está satisfatório. Você se sente assim?

Vamos lá, para começar, proponho a seguinte reflexão…

  • Você está satisfeito (a) com os resultados que tem hoje?
  • Você é feliz com a vida que tem hoje?
  • Você gostaria que algo fosse diferente na sua vida?
  • Você já desistiu de algum sonho ou objetivo por achar que não é capaz?

A boa notícia é que para você que está insatisfeito (a), infeliz ou desmotivado (a)  com alguma área da sua vida ou com os resultados que tem atingido, saiba que isso tem solução. Quer saber qual é? Continue lendo e descubra.

Com certeza você já deve ter ouvido a famosa expressão “Cada um tem a vida que merece?”… e é exatamente deste princípio que vamos partir.

Você concorda com esta expressão?

O princípio que embasa esta expressão é conhecido como “Autorresponsabilidade” e segundo este conceito que já foi cientificamente testado e comprovado, sim, cada pessoa tem a vida que merece, os resultados que merece, os relacionamentos que merece, o emprego que merece, a casa que merece, o carro que merece, o corpo que merece, os filhos que merece, a condição financeira que merece e por aí vai… e agora você pode estar pensando “Como assim?”, “Isso não faz sentido”, “Não concordo” ou “Não é bem assim”… mas antes que você chegue a conclusões precipitadas a respeito, te convido a continuar a leitura e abrir sua mente para um novo olhar a respeito da sua vida e dos resultados que você tem hoje.

Autorresponsabilidade é a consciência de que você é a única pessoa responsável pelo que acontece em sua vida e que, portanto, é a única pessoa que pode mudá-la.  

A pessoa autorresponsável tem total consciência de que é completamente responsável pela vida que tem hoje, como resultado de suas escolhas, comportamentos, pensamentos e ações e a partir disso, se está insatisfeita com algo, sabe que é a única pessoa que poderá fazer algo para mudar este cenário e atingir resultados diferentes.

E aqui está o X da questão! A mudança que queremos em nossa vida tem que começar por nós. Não adianta olhar para os outros e querer modificá-los, acreditando que se eles mudarem seremos mais felizes ou teremos a vida tão desejada. Veja, pensar desta maneira é colocar na mão dos outros a tarefa de te fazer feliz, de te proporcionar uma vida plena e de sucesso e ainda culpá-los pelos seus insucessos e infelicidades.

Quando você compreende que para atingir os resultados e a vida que deseja depende única e exclusivamente de você, seu pensamento muda, seu foco muda, seus sentimentos mudam, suas decisões mudam, seus comportamentos mudam, você sai do papel de vítima e assume o papel de vencedor (a) … e consequentemente, sua vida muda.

Vamos trazer este conceito para a realidade: Lúcia tem 30 anos, mora com os pais, trabalha na mesma empresa há 5 anos no mesmo cargo e até hoje não conseguiu estabelecer um relacionamento afetivo saudável.

Lúcia tem duas opções:

1. Se colocar na posição de vítima do mundo: reclamar para todos que não é feliz, que não tem sorte na vida, que seu trabalho é chato e que seu chefe não gosta dela, que os homens não prestam e que tem o “dedo podre” quando o assunto é relacionamentos, que não tem oportunidades, que nasceu pobre portanto nunca ganhará dinheiro e que tem que aceitar que o destino dela é este.

2. Assumir uma postura autorresponsável: ser grata pela vida que tem e pelas conquistas que já obteve, acreditar que é plenamente capaz de obter melhores resultados, buscar um novo emprego que lhe traga satisfação e que lhe proporcione melhores resultados financeiros, fazer cursos para adquirir mais conhecimentos técnicos, ler livros, assistir vídeos ou fazer cursos que lhe ajudem no desenvolvimento de inteligência emocional, se informar sobre como fazer investimentos financeiros, ampliar sua rede de amigos para conhecer pessoas novas e ser a dona da sua sorte e de seu destino.

Qual destas opções trará melhores resultados para a vida de Lúcia?

Sem dúvidas assumir uma postura autorresponsável transformará a vida de Lúcia, pois através de uma mudança em seus pensamentos, sentimentos e comportamentos ela irá agir e reagir em direção à plenitude e ao sucesso, deixando de culpar aos outros por seus insucessos e se fortalecendo diante dos desafios da vida.

Mas como desenvolver a autorresponsabilidade?

Apesar de parecer fácil, viver com autorresponsabilidade exige dedicação e consistência no dia a dia, para fazer deste conceito seu estilo de vida. Para começar, deixo algumas dicas práticas para você iniciar hoje mesmo a mudança de postura diante da sua vida:

  • Analise sua vida hoje e identifique em quais aspectos você não está satisfeito (a) e quem você está culpando pelos seus resultados;
  • Avalie suas decisões, atitudes e comportamentos, identificando suas crenças limitantes e o que precisa ser ressignificado;
  • Desperte a autoconsciência de que você é a única pessoa responsável pela vida que tem hoje e que é a única pessoa que pode mudá-la;
  • Sinta-se merecedor (a) de plenitude e sucesso;
  • Acredite em sua capacidade de realização;
  • Defina de forma clara e detalhada os objetivos que quer atingir e a vida que quer alcançar;
  • Identifique quais são os hábitos que estão te afastando do que você deseja alcançar e elimine-os de seu dia a dia;
  • Fortaleça suas competências e habilidades;
  • Crie novos hábitos que sejam congruentes com seus objetivos e pratique-os com disciplina.

Quer saber quais são os benefícios da Autorresponsabilidade?

Ao adotar uma postura autorresponsável você atinge os seguintes benefícios:

  • Satisfação na vida pessoal;
  • Baixo nível de estresse;
  • Melhora na saúde física e mental;
  • Melhores interações sociais;
  • Melhora na comunicação;
  • Maior flexibilidade;
  • Maior autoconhecimento;
  • Capacidade para resolução de problemas;
  • Maior rendimento no trabalho e sucesso na carreira;
  • Comprometimento e positividade;
  • Mudança de hábitos e crenças limitantes;
  • Metas claras e bem definidas.

Não terceirize sua vida e seu sucesso… comece hoje mesmo a praticar a autorresponsabilidade e atinja resultados extraordinários. Assuma o controle de sua vida! Acredite e seja dono (a) do seu destino!

 

Por hoje termino aqui! Até a próxima!

Carol Debiazi

www.mokshacoaching.com.br

@caroldebiazi

@moksha_coaching

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar