Conheça as 10 matérias-primas que são sucesso entre perfumistas ao redor do mundo

Em comemoração ao centenário de sua fundação, celebrado em 2020, a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – reuniu dez perfumistas de cinco países diferentes para elegerem suas matérias-primas favoritas na hora de criar um perfume.

Encantadora e árdua ao mesmo tempo, a profissão exige um olfato apurado, capaz de distinguir inúmeras fragrâncias, uma vez que pode ser necessário o uso de, pelo menos, 300 ingredientes em um único produto. Especialistas precisam, além da graduação em química ou em farmacêutica, ter em mente aproximadamente dois mil elementos que integrarão futuras essências.

A perfumaria surgiu há milênios de anos. Seu nome vem do latim “pro fumum”, que significa “através da fumaça”, fazendo alusão aos rituais primitivos de incensar plantas aromáticas em homenagem aos deuses. Foram os egípcios antigos quem desenvolveram as técnicas de maceração de plantas, as transformando em óleos perfumados. Anualmente, o mercado de fragrâncias movimenta cerca de 50 bilhões de dólares, segundo pesquisa da Euromotor Internacional, publicada pela Forbes neste ano. Deste montante, quase US$ 7 bilhões estão no mercado interno brasileiro. Confira abaixo as preferências dos perfumistas da Takasago:

Alfredo León

País: México

“Especiarias são, sem dúvida, a minha matéria-prima favorita. Uma maneira magnífica pela qual se pode contar histórias de sensualidade e lugares distantes. Símbolo da feminilidade e da masculinidade, elas apresentam uma característica que envolve você em uma experiência completa e inigualável”.

Ana Flora Marcon

País: México

“Eu amo todas as matérias-primas. O que importa na criação é a intenção por trás do seu uso. Como as cores primárias para um pintor, elas são naturalmente belas e possuem sua própria singularidade, mas uma vez combinadas, elas se tornam uma cor inteiramente nova, revelando nuances inusitadas e se abrindo para infinitas possibilidades criativas”.

Catherine Selig

País: França

“A sálvia é a minha matéria-prima favorita. Uma das notas mais espirituais que eu já experimentei. Uma nota multicultural que evoca um contraste meditativo e urbano”.

Eliseo Monzón

País: México

“Eu amo o simbolismo desses dois ingredientes combinados: âmbar e almíscar. A combinação dos dois proporciona uma profundidade nas notas do perfume, além de um certo requinte que parece viciante”.

Junko Nagano

País: Japão

“As flores de cerejeira são as minhas favoritas. Essas flores delicadas proporcionam uma impressão luxuosa do Japão, ainda que pareçam naturais quando experimentadas”.

Takashi Nishida

País: Japão

“Eu amo o esplendor que a pera asiática empresta para a nota de saída… O contraste perfeito entre um conforto renovado e a naturalidade”.

Tetsuya Nagasawa

País: Japão

“Um dos meus ingredientes favoritos é o saquê japonês. Ele é rico, com uma bela nuance cítrica, que passa a impressão de suavidade e luminosidade de imediato”.

Sachiko Okajima

País: Japão

“Eu amo a mistura perfeita das rosas com a madeira oud. Ela expressa a beleza japonesa e uma feminilidade confiante”.

Steven Claisse

País: Estados Unidos

“Uma das especiarias mais preciosas e requintadas, as pimentas da índia são como uma lembrança dos meus primeiros anos como perfumista”.

Sandra Casagrande

País: Brasil

“Quente, doce e brilhante, adoro o perfume muito delicado das flores de macadâmia, o contraste perfeito entre notas cítricas e uma confortável impressão de mel”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar