Dia mundial da Visão alerta sobre a cegueira evitável

No Brasil, atualmente há mais de 1,2 milhão de cegos, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula que cerca de 60% das cegueiras são evitáveis. Trazendo para a realidade brasileira, quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam estar enxergando bem, se tivessem recebido atendimento e tratamento oftalmológico precoce.

Diante dessa realidade, a OMS, definiu um dia todo ano para alertar e sensibilizar a população sobre a importância da visão. A data é chamada de Dia Mundial da Visão, sempre celebrada na segunda quinta-feira de outubro. O papel do médico oftalmologista é fundamental para essa prevenção e aumento dos casos de cegueira.

A plena saúde dos olhos vai além dos cuidados oculares. Outras doenças como a pressão arterial, ocular e a diabetes tem papel importante, pois em casos extremos podem causar a cegueira. A médica oftalmologista da Auge Oftalmologia, Marcia Godoy destaca o papel da retina na visão. A retina se caracteriza por uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é responsável por transformar o estímulo luminoso num estímulo neurológico, sendo transmitido ao nervo óptico. “O nervo óptico leva estas informações para o cérebro que, após seu processamento, transforma no que chamamos de visão. Portanto a retina não pode ser transplantada ou trocada, por isso qualquer dano que ocorra, pode ser irreversível”, destaca a oftalmologista retinóloga.

Em grande maioria, as doenças da retina são consideradas graves e se elas não forem tratadas de imediato, podem resultar na cegueira irrecuperável. Doenças como o diabetes e a hipertensão arterial podem causar danos à retina e desencadear na perda da visão. “Pacientes diabéticos e com hipertensão necessitam de acompanhamento constante para avaliação do quadro clínico”, acrescenta a Dra. Marcia Godoy.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar