A importância de uma alimentação saudável na gestação

A espera de um filho é sempre um momento de mudanças na vida da  mulher. É preciso fazer um bom acompanhamento com o obstetra e se faz  necessário uma alimentação adequada e equilibrada para a saúde e  bem-estar do bebê.

Em tempos de pandemia tudo mudou: a rotina, os hábitos alimentares e  comer fora de casa deixou de ser habitual para muitas pessoas.

Para Cátia Feresin, professora do curso de nutrição da FAM (Centro  Universitário das Américas), os cuidados com a alimentação na gestação  são importantes para o crescimento e desenvolvimento do feto, bem como  para manter a saúde da própria gestante.

A seguir algumas dicas:

– Realizar de cinco a seis refeições por dia; consumir frutas,  verduras e legumes diariamente; dar preferência aos alimentos na forma  de preparo assado, cozido ou grelhado;  ingerir água filtrada entre as  refeições;  consumir um alimento rico em vitamina C (laranja, acerola,  goiaba, abacaxi) no almoço ou no jantar.

“Um hábito importante para as gestantes e que auxilia na nutrição é a  exposição da pele à luz solar diariamente, pois com isto haverá a  síntese na pele de vitamina D, uma vitamina importante para o sistema  imunológico, nervoso, ósseo e muscular do binômio”, disse Cátia Feresin.

Para a coordenadora do curso de nutrição da FAM, Elizabeth Egashira,  as grávidas devem evitar alimentos muito calóricos, como frituras,  doces, refrigerantes e alimentos ultra processados, pois o controle do  ganho de peso deve acontecer durante toda a gestação.

“Os alimentos diet e light também devem ser evitados, pois podem  conter adoçantes que não são recomendados na gestação. As bebidas  alcoólicas também são indesejáveis na gestação, contribuem com  calorias e não com nutrientes essenciais na gravidez, além do excesso  poder causar má formação do feto”, completa Elisabeth.

É importante escolher alimentos de boa procedência, armazená-los em  local limpo, ventilado e longe do chão.  A data de validade deve ser  checada para não ingerir alimentos vencidos.

Antes da preparação dos alimentos, lavar as mãos com água e sabão e  borrifar com álcool 70%. Ao consumir frutas e hortaliças cruas,  lavá-las em água corrente e deixá-las de molho em solução com água  sanitária própria para ser utilizado em alimentos; lavar as frutas e  hortaliças em água corrente para retirar o excesso de cloro;  higienizar a bancada que será utilizada para o preparo dos alimentos.  Os alimentos devem ser consumidos logo após o preparo, ou colocá-los  em geladeira.

Os alimentos orgânicos possuem uma melhor qualidade para a saúde, eles  são produzidos de forma diferenciada dos demais, ou seja, sem  agrotóxico.  Para as gestantes o consumo desses alimentos é muito  importante, é uma garantia de que estão consumindo um produto mais  saudável.

“Os alimentos orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos  e adubos químicos. Existe um Sistema Brasileiro de Avaliação da  Conformidade Orgânica (SisOrg), que é concedido pelo Ministério da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Após a certificação, o alimento  contém um selo que garante que este está livre de alterações químicas.  O processo de certificação é bem rigoroso, contempla a verificação das  características do solo, o tipo de muda utilizada, o processo de  adubação para que se tenha a certeza da real produção de maneira  natural”, explica Catia Feresin, professora da FAM.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar