Impostora, você?

“Já identifiquei que eu sou o meu maior obstáculo.

O que fazer para melhorar nisso? Ou parar de me boicotar?”

 

Leia ouvindo: Who You Are – Jessie J

[sc_embed_player fileurl=”https://afinamenina.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Jessie-J-Who-You-Are-Official-Video-_vd.agenciadcp.jor_.br_.webm”]

Você é suficientemente boa? Você se autossabota? Se sente uma farsa em muitos momentos? Não merecedora? Você tem síndrome da impostora? Então vamos conversar sobre isso… Até porque essa é uma sensação mais comum do que se imagina. Pegando exemplos de pessoas públicas que já assumiram passar por isso temos Kate Winslet, Jennifer Lopez, Emma Watson, Michelle Obama e por aí vai…

Basicamente, essa sensação está ligada à falta de autoestima para desempenhar uma função, que leva à necessidade de trabalhar (muito) mais e melhor para ter direito ao reconhecimento (e não só na área profissional). A síndrome da impostora passa, principalmente, pela autopercepção e pela autoexigência e é muito mais feminina do que masculina (tem uma incidência maior em mulheres). Já ouviu aquela frase: “Você é a sua pior inimiga, chefe ou carrasca? É disso mesmo que estamos falando.

A consequência é que a pessoa acaba compensando a (falsa sensação de) falta de capacidade com maior esforço e horas de trabalho, por exemplo. E então, quando o projeto termina a contento, atribui o resultado positivo ao seu esforço extra e não à sua capacidade. Assim começa um ciclo vicioso que se repete constantemente.

E o que vem junto nesse pacote? Insegurança, medo, culpa, ansiedade… É esse conjunto de fatores que leva essas pessoas (ou quase todas nós, mulheres?) ao boicote pessoal. O excesso de futuro (o que vão achar?) e de passado (eu deveria ter feito mais naquela vez) cala o presente, que, na verdade, é o momento mais importante. É a partir do aqui e agora que definimos o que vem em seguida.

Mas e aí, como lidar com tudo isso e ter mais segurança?

1 – Fale o que você sente: quando compartilhamos tudo se torna mais leve

2 – Aceite elogios: entenda o significado e acredite no seu merecimento

3 – Alimente-se bem: a boa nutrição eleva o seu sistema imunológico

4 – Exercite-se: um corpo exercitado ajuda a mente a trabalhar a seu favor

5 – Abrace oportunidades: dê uma chance a você mesma sem achar que tudo está perdido antes mesmo de começar

6 – Escreva: ao colocar no papel você nomeia o que está sentindo

7 – Procure ajuda: a análise pode auxiliar nesse processo de entendimento

– Lá no meu direct (@yaskarapsi) recebo dúvidas, questionamentos e também histórias que queiram compartilhar… Elas são respondidas aqui, em forma de texto, sem identificação (e com uma música especial).

Vamos pensar sobre o que estamos vivendo?

Até semana que vem!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar