Yoga: 1 hora por dia pode afastar depressão e ansiedade
Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro mostrou o crescimento do número de casos de depressão em quase 50% e de ansiedade em 80% desde o início da quarentena no Brasil. A boa notícia é que nas últimas décadas, diversos estudos médicos e científicos sobre o Yoga comprovaram sua grande utilidade no tratamento destas questões. De acordo Priscilla Leite, professora de Yoga e criadora do Canal Pri Leite Yoga no Youtube, a prática do Yoga é uma ciência milenar que ajuda a criar uma conexão com o momento presente, silenciando medos e preocupações.
“A atividade combina mindfulness e meditação com movimentos suaves capazes de estimular hormônios que agem diretamente no sistema nervoso, trabalhando para acalmar e aquietar a mente e relaxar o corpo” – resume.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Yoga não é apenas alongamento e execução de posturas estranhas. No entanto, essas posturas podem colocar pressão sobre as diferentes glândulas e órgãos do corpo, ajudando-os a aumentar a produção de substâncias químicas que fazem com que o praticante se sinta melhor e até mais feliz. Assim, as tensões, o aperto no peito e os pensamentos negativos, frequentes em quem possui síndrome do pânico e ansiedade, podem ser reduzidos pela prática regular de Yoga, que também ajuda a liberar a tensão muscular acumulada e a rigidez do corpo. “A prática não promete resolver todos os nossos problemas, mas sem dúvidas nos ajuda a ter a calma necessária e discernimento para resolvê-los” diz Priscilla.
A Yogini, pioneira em ministrar aulas gratuitas de Yoga pela Internet, focou o conteúdo do seu canal em aulas exclusivas para este novo momento e uma delas, é destinada para quem sofre com a ansiedade e quer encontrar nas posturas do Yoga os benefícios, https://prileiteyoga.com.br/?s=yoga+para+ansiedade Abaixo, algumas destas posturas para você começar a praticar hoje mesmo:
POSTURA DA CRIANÇA:
A postura da criança é ideal para todos, pois ela ajuda a desacelerar e a relaxar, fortalecendo o sistema imunológico.
Em um tapete de yoga, sente-se sobre os joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete. Você irá sentir um alongamento nas costas e possivelmente nos quadris. A Intenção é que o aluno relaxe profundamente e se conecte com sua respiração, pois ela é aliada no equilíbrio do sistema nervoso.
POSTURA DO GATO E DA VACA:
Espalhe os dedos das mãos e as posicione na mesma distância dos punhos e o quadril na mesma distância dos os calcanhares. Ao inalar, leve o peito para frente e para cima, com a barriga sendo empurrada para baixo. Relaxe os ombros esticando a garganta e alongando o pescoço. Na exalação, empurre o chão com as mãos arredondando a coluna. Leve o queixo em direção ao peito e o osso púbico em direção ao umbigo. Repita por quatro vezes as duas posturas. É importante focar na inspiração. Essa postura auxiliará no alívio de dores na coluna e também no sistema digestivo, além de promover relaxamento.
POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PRA BAIXO:
Para realizar a postura do cachorro olhando para baixo, no tapete de yoga fique em uma posição de quatro apoios e posicione as bolas dos pés no chão, espalhe bem os dedos das mãos e eleve os glúteos para cima e para trás, mantendo os joelhos dobrados para alongar a coluna. Essa postura auxilia o sistema nervoso, circulação sanguínea e no processo de aumento da imunidade.
E se você se interessou, que tal uma aula relaxante sobre como aprender a respirar conscientemente? É através da respiração que mantemos nosso sistema nervoso saudável, evitando sentimentos de estresse e ansiedade. Neste vídeo a Yogini ensina como fazer: https://prileiteyoga.com.br/yoga-para-respiracao-pri-leite/