Nutricionista alerta que é necessário adequar a alimentação das crianças a um menor gasto calórico durante o distanciamento social
A pandemia do novo coronavírus afetou o nosso dia a dia, exigindo adaptações para todos. As crianças, que normalmente corriam, brincavam e faziam esportes com os amigos, tiveram que ficar em casa. Essa nova rotina pode acarretarem vários problemas se as crianças não comerem direito, principalmente por estarem mais sedentárias. A nutricionista de seletividade alimentar Débora Miceli, que faz parte da equipe do Espaço Acolher Nutrição, que é coordenado pela nutricionista Ana Carolina Netto.
A profissional enfatiza que a alimentação dos pequenos precisa ser ajustada.
“Para que a saúde das crianças não seja afetada, precisamos adequar a alimentação dos pequenos, considerando o menor gasto calórico atual e suas questões emocionais, afinal, comer não é um ato meramente fisiológico. Além disso, devemos nos atentar para que maus hábitos alimentares não sejam instituídos nesse “novo normal”, já que depois de criados fica mais difícil de reeducar a alimentação”, explica.
Débora afirma que substituir alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias, como salgadinhos e biscoito recheados, por lanches saudáveis pode ser a solução. Ela ainda ressalta que a alimentação das crianças pode ser saudável, saborosa e divertida.
“Além de usar algumas estratégias e receitas funcionais como bolos naturais, nutritivos e deliciosos, as receitas costumam ser bem fáceis e, portanto, podem se tornar ainda mais legais se compartilhadas com eles, até mesmo na cozinha. No Espaço Acolher, as nutricionistas ensinam receitas durante a consulta para que a mamãe e o papai entendam rapidinho como funciona.
A nutricionista Ana Carolina Netto criou duas receitas saudáveis e saborosas, uma para o lanche e outra para a sobremesa. Outras receitas estão disponíveis no Instagram da clínica, toda quarta-feira, no IGTV.