Comida boa e muita cultura colado à Curitiba

Hoje vou contar um pouco de uma viagem bem próxima de Curitiba e muito interessante. Já ouviu falar na colônia Witmarsum? Pois bem, é um local que fica a incríveis e apenas 50 quilômetros de Curitiba e muito fácil de chegar. Basta pegar a BR 277 sentido interior do Estado e logo após o primeiro pedágio já está na entrada da colônia.
O local fica nos campos gerais do Estado, no município de Palmeira. A colônia é formada por 50 famílias que vieram da Europa porque se sentiam perseguidos religiosamente. Todos na colônia são Menonitas, cristãos protestantes, e a religião é a base da organização social do local. Primeiramente as famílias se instalaram em Santa Catarina, mas devido ao relevo acidentado do terreno, decidiram se mudar para o Paraná e se instalar nos Campos Gerais, local com vastos campos, como diz o nome e ótimo para a criação do gado leiteiro, um dos destaques do local.

Até hoje os cultos no local são feitos em alemão, mas alguns moradores mais antigos falam um dialeto que tem a mistura de três línguas, alemão, holandês e russo, ou seja, ir pra lá é cultura na veia.
Mas o que mais chama a tenção no local é a culinária, simplesmente fantástica, cada umas dessas 50 famílias tem as suas próprias receitas guardadas a sete chaves, e é incrível como de um café colonial para o outro, o strudel, comida mais alemã impossível, muda de sabor, pois cada família tem o seu tempero e a sua peculiaridade. Ir para a colônia Witmarsun é se preparar para comer muito e comida boa. O joelho de porco, ou no nome em alemão, haizenban, é feito à pururuca e é servido com chucrute e alguns acompanhamentos e fica simplesmente sensacional.
Witmarsun sempre foi um local símbolo de fabricação de leite, e com os leites mais bem avaliados do Estado, ou seja, os queijos da região são os melhores. No local a cooperativa das famílias fabrica mais de 11 tipos de queijos diferentes e alguns com o certificado de procedência, ou seja, se alguém quiser fazer o mesmo tipo de queijo, terá que copiar o modo de produção que é feito ali. Mas como se trata de uma colônia alemã no sangue o local já conta com duas fabricas artesanais de cerveja, ou seja, mais um motivo para você posar pela região e poder beber um dia e no outro pegar a estrada tranquilo depois de um ótimo café colonial.
Então já sabe neh, comida boa, cultura e o melhor de tudo, proximidade com Curitiba, a dica de viagem é a Colônia Witmarsun.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar