Luta Contra Gordofobia: 10 episódios de podcast para entender o conceito de gordofobia

Em campanha ao Dia da Luta Contra Gordofobia ( 10 de setembro), o podcast GordaCast lista 10 episódios do programa para apoiar pessoas interessadas no entendimento da gordofobia. Comandado pela jornalista Thamiris Rezende, o podcast recebe a cada episódio um convidado especialista para discutir um tema relevante para pessoas gordas ou que se sentem fora dos padrões.

Conheça os 10 episódios que vão esclarecer e exemplificar a gordofobia:

  • Episódio #2 | Gordofobia ou pressão estética? 

Com a participação do influenciador digital, Bernardo Boechat, o episódio discute as principais diferenças entre pressão estética e gordofobia:

Ouça aqui

  • Episódio #4 | Leitura na construção da autoimagem

Ao lado da escritora paulistana e autora do livro “Amor Plus Size”, Larissa Siriani, a host do podcast discute o poder da literatura na construção da autoimagem, da autoestima e do amor próprio. 

Ouça aqui

  • Episódio #6 | Gravidez e maternidade de mulheres gordas

Infelizmente é na maternidade que mulheres se deparam com a gordofobia por meio do desrespeito no atendimento médico e na falta de estrutura dos hospitais e centros médicos para atender pessoas gordas. Neste episódio, a psicóloga body positive e criadora de conteúdo Gabriele Menezes compartilha ao lado da influenciadora Mariana Lima as auto experiências da maternidade quanto mulheres gordas.

Ouça aqui

  • Episódio #13 | O gordo na sociedade

A host do podcast conta com o apoio de influenciadoras digitais gordas para dar voz à relatos reais de pessoas que são invisibilizadas em diversas áreas da vida, como: nos aplicativos de relacionamento, no atendimento médico, no desafio de encontrar roupas, na impossibilidade de utilizar transporte público e, até no exercício da profissão.

Ouça aqui

  • Episódio #16 | Preconceito no ambiente de trabalho

A gordofobia no ambiente de trabalho se apresenta na falta de mobiliário adequado para pessoa gorda, na obrigatoriedade de uso de um uniforme que não serve no corpo gordo e chega ao assédio moral com piadas relacionadas ao corpo do colega gordo. De acordo com dados levantados em 2017 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a depressão e o estresse ocupacional estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Para discutir o tema, com a seriedade que ele exige, o podcast recebe a psicóloga, coach e especialista em Recursos Humanos, Amanda Salvalaio. 

Ouça aqui

  • Episódio #19 | Direitos de pessoas gordas 

Não é só a saia listrada, o top cropped, a roupa justa que importam na construção da autoconfiança, auto respeito e amor próprio. É preciso falar sobre direitos. Toda vez que uma pessoa gorda perde uma vaga de emprego pelo corpo que tem, a autoestima dela é afetada. Toda vez que uma pessoa gorda tem dificuldade de entrar ou sentar em um veículo de transporte público, a autoestima dela é afetada. Toda vez que uma pessoa é ridicularizada na internet por ser exatamente quem ela é, a autoestima dela é afetada. Toda vez que uma pessoa é recusada em um convênio médico pelo peso que tem, a autoestima dela é afetada. 

Não importa o quanto você se ame ou aceite o seu corpo, a sociedade vai esfregar na sua cara dia a dia o quanto você é inadequado. Para falar sobre direitos das pessoas gordas, o GordaCast recebe a advogada Monize Crepaldi. 

Ouça aqui

  • Episódio #20 | Cabe o gordo? 

Bares, teatros, cinemas, restaurantes negam a presença do gordo ao não viabilizar assentos apropriados ou dificultar o acesso com catracas e cancelas. Como pode o gordo acessar espaços de entretenimento se estes não são apropriados para recebê-los? No 20º episódio, a jornalista Thamiris Rezende discute o assunto ao lado da ativista gorda Nadya Machado.

Ouça aqui

  • Episódio #24 | Gordofobia na mídia

Todos nós falamos sobre os padrões estéticos impostos pela mídia, mas péra! Como a mídia faz isso? Como os filmes, séries, desenhos e notícias que consumimos influenciam na nossa autopercepção? No 24º episódio o GordaCast recebe a jornalista, doutora em comunicação, Agnes Arruda que é autora da tese “ O peso e a mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade” para falar sobre a influência da mídia e do entretenimento na gordofobia e pressão estética

Ouça aqui

  • Episódio #26 | Gordofobia na área da saúde

Em 2018, a #gordofobiamedica levantada pela jornalista Flávia Durante trouxe à tona uma questão recorrente: a negligência do setor da saúde no atendimento à pessoas gordas. Se você é gordo provavelmente já foi mal atendido, desrespeitado, impedido de ter um diagnóstico correto ou de receber o tratamento por causa do seu peso e tamanho. Se você não é gordo provavelmente nunca se atentou a seriedade da dificuldade que as pessoas gordas de todas as classes sociais têm de receber atendimento, diagnóstico e respeito dentro dos consultórios e centros de saúde. Esse assunto é complexo e precisa urgentemente ser aprofundado, por isso, o GordaCast recebe a nutricionista Julia Criscoullo Romano para introduzir o tema. 

Ouça aqui

  • Episódio #28 | Expressões gordofobicas 

Um levantamento do Ibope, encomendado pela Ambev aponta que 7 em cada 10 pessoas admitem usar expressões preconceituosas e 73% já disseram frases consideradas ofensivas contra mulheres, negros, gordos e pessoas LGBT. Neste episódio, o GordaCast recebe o publicitário e creator Dave Avigdor para falar sobre expressões gordofobicas que devem ser excluídas do vocabulário. 

Ouça aqui

O GordaCast está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast e outras plataformas de streaming. 

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar