Você conhece os diferentes tipos de sal?
Ai meus sais!
Na hora de cozinhar, não pode faltar aquela pitadinha especial de tempero, mas o sal, que também é um tempero, deve ser levado em conta na hora de incrementar o seu prato.
Existem diferentes tipos de sal, um para cada paladar. Mas na hora de escolher o sal, você sabe mesmo o que está comprando?
Vamos ajudá-la a conhecer os mais diferentes tipos de sal para você saber que não são todos do mesmo saco.
Sal de cozinha ou refinado
O mais conhecido e mais utilizado para o preparo de alimentos, esse sal passa por um processo que retira impurezas e que leva junto consigo boa parte de seus minerais. Ele é rico em iodo, que ajuda a combater várias doenças, como o bócio e o hipertireoidismo. O ideal é consumir com moderação.
Sal grosso
Muito utilizado em churrascos, o sal grosso faz jus ao nome, com seus grãos maiores e mais grossos. Muito utilizado em banhos de descarrego e para tirar o mau olhado e livrar das energias negativas de ambientes. Ele não passa pelo processo de refinamento e isso mantém a maioria de seus nutrientes, no entanto, ele também recebe iodo em seu processo de produção.
Sal marinho
O sal marinho, de sabor mais marcante, não passa por nenhum processo de refinamento, por isso é considerado mais saudável e seus grãos são maiores do que os do sal refinado. Ele é apenas moído. Ele é obtido por meio da evaporação da água após ser retirado do mar. Ele possui quase a mesma quantidade de sódio do que o sal de cozinha.
Sal do Himalaia
Extraído nos entornos das cordilheiras do Himalaia, o sal rosa ou do Himalaia é considerado um dos mais puros e saudáveis para o nosso organismo. A sua coloração rosada é justamente devido à grande concentração de minerais que ele possui, como magnésio, potássio, cálcio, ferro e cobre. Este sal pode ser usado no preparo de peixes, frutos do mar, aves, carnes, saladas e legumes.
Sal Negro Indiano
O Sal Negro Indiano é uma variedade popular de sais vulcânicos, muito utilizado na Índia, no Paquistão e também em outros países. Também é conhecido como Sal Indiano ou Sal Kala Namak, de cor incomum que vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais. Na Índia, o sal negro é frequentemente prescrito pelos médicos aos pacientes que sofrem de hipertensão, devido a sua baixa concentração de sódio.
Flor de sal
A Flor de sal se consagrou com a gourmetização. Ele é retirado da superfície da água, em forma de pequenos cristais. Possui mais sódio do que o sal de cozinha, além de grandes quantidades de magnésio e potássio, além de um sabor mais intenso e crocante.