Animais de estimação estão liberados para pacientes com alergia controlada

Animais de estimação podem conviver com uma pessoa alérgica? Segundo o Dr. Ernesto Taketomi, Coordenador do Departamento Científico de Alérgenos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), essa convivência é possível, desde que seja tomado alguns cuidados.

O especialista explica que o principal desencadeador de alergias são os ácaros encontrados predominantemente na poeira domiciliar, mas também podem estar presentes na pelagem de gatos e cachorros e que 90% dos pacientes com alergias respiratórias vão apresentar alergia ao acaro da poeira domiciliar. “Porém, há pessoas que sofrem de asma e rinite e o ácaro não é o agente causador das crises”, conta Dr. Taketomi. Em termos percentuais, apenas cerca de 10 a15% dos pacientes com asma e rinite apresentam alergia a animais.

Confirmando-se a alergia, os tratamentos indicados podem ser os anti-histamínicos, corticoides e até vacinas para alergias (imunoterapia específica).

Cuidados – Em pacientes comprovadamente alérgicos ao ácaro e que gostam e têm animais de estimação, a indicação é que a frequência de banhos dos pets seja aumentada.

“Com o isolamento social, há uma tendência em ter a piora nas crises alérgicas por ficar mais tempo em casa junto com os animais. Nestes casos, tente não ficar muito próximo ao seu pet. Quem já está sob tratamento médico e não está apresentando reações alérgicas, fica liberada a convivência próxima aos cães e gatos”, finaliza o médico alergista.

Fonte: ASBAI

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar